A Tábua de Esmeralda: uma breve análise

Uma breve análise da Tábua de Esmeralda e sua importância para a alquimia.

A Tábua de Esmeralda: uma breve análise

A Tábua de Esmeralda, ou Tabula Smaragdina , é uma peça essencial e importante do Hermetismo, cuja influência ainda é sentida hoje. 

Muitos esoteristas e ocultistas modernos ainda buscam inspiração e significado nela. Isso pode ser frustrante, pois, embora o texto da Tábua seja breve, é confuso e enigmático.

Origem da Tábua de Esmeralda

A Tábua de Esmeralda é bem antiga. Remonta a pelo menos o século VIII dC, quando foi atestada nos escritos de Balinus. 

Ela foi traduzida pela primeira vez para o latim no século XII, portanto, foi provavelmente o primeiro texto hermético disponível para o mundo ocidental.

É interessante notar que, embora não possamos dizer com certeza que toda a Tábua de Esmeralda existia antes do século 8, parece haver uma passagem citando-a no Evangelho de Filipe da biblioteca de Nag Hammadi. 

[O Senhor] disse: “Eu vim para fazer as coisas de baixo como as de cima, e as de fora como as de dentro. Eu vim para uni-los em um só lugar. ” (Evangelho de Filipe, 67: 30-35).

A Tábua afirma ser uma mensagem de Hermes Trismegistus. Afirma, inclusive, ser um somatório de toda a sua sabedoria, contendo “as três partes da filosofia do mundo inteiro”.

O texto da Tábua de Esmeralda

Abaixo está a tradução de Isaac Newton da Tábua de Esmeralda por volta de 1680.

  1. É verdade sem erro, certa e mais verdadeira.
  2. O que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo para fazer os milagres de uma única coisa
  3. E como todas as coisas foram e surgiram de uma pela mediação de uma: assim todas as coisas nasceram dessa coisa por adaptação.
  4. O Sol é seu pai, a lua, sua mãe, o vento o carrega na barriga, a terra é sua ama.
  5. O pai de toda perfeição no mundo inteiro está aqui.
  6. Sua força ou poder é inteiro se for convertido em terra.
  7. Separe a terra do fogo, o sutil e doçura com uma grande indústria.
  8. Ele sobe da terra para o céu e novamente desce para a terra e recebe a força das coisas superiores e inferiores.
  9. Por este meio, você terá a glória de todo o mundo e assim toda a obscuridade voará de você.
  10. Sua força está acima de toda força. Pois vence todas as coisas sutis e penetra todas as coisas sólidas.
  11. Então o mundo foi criado.
  12. Disto são e vêm adaptações admiráveis, das quais os meios (ou processos) estão aqui. Por isso, sou chamado Hermes Trismegisto, tendo as três partes da filosofia de todo o mundo
  13. O que eu disse sobre a operação do Sol é realizado e terminado.
A tábua de esmeralda

O que isso quer dizer?

A grande questão é: afinal, o que a Tábua traz de ensinamento?

Uma coisa é certa: a Tábua de Esmeralda é bastante enigmática e inspira diversas análises e comentários de diversos pensadores importantes ao longo da história.

Muitos desses escritores têm nomes que lhe podem ser familiares: Roger Bacon, Aleister Crowley e Isaac Newton são apenas alguns deles. 

Acredita-se que a Tábua contenha segredos sobre a criação da Pedra Filosofal e, por isso, tornou-se um dos principais textos da alquimia ocidental.

Talvez a linha mais importante no texto da Tábua seja a que contém o axioma hermético. 

Nas palavras de Newton, “o que está abaixo é como o que está acima e o que está acima é como o que está abaixo para fazer os milagres de uma única coisa“. 

Isso geralmente é reduzido para “Como acima, e abaixo”. Esta breve declaração descreve a correspondência entre o microcosmo e o macrocosmo, uma idéia que ressoou nas tradições esotéricas ocidentais por um período muito longo.

Como um texto místico, a melhor maneira de realmente aprender mais sobre esse texto é ler diferentes traduções e contemplá-las. 

O que as diferenças na tradução dizem sobre o significado original? 

Descubra se uma tradução fala com você melhor do que as outras. Escreva seu próprio comentário dissecando cada linha do texto e descobrindo o que a linguagem ricamente simbólica parece estar dizendo.

Por fim, compartilhe sua interpretação com outras pessoas. O verdadeiro significado da Tábua de Esmeralda continua a iludir estudiosos, místicos e alquimistas em todos os lugares. 

Pode ser que o significado que transmite a cada pessoa seja importante de uma maneira profundamente pessoal e espiritual.

Fonte consultada: https://arnemancy.com/

Sobre o autor | Website

Estudante de hermetismo e esoterismo, compartilho com você material, referências e reflexões dos meus estudos nessas áreas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!