Sobre o Blog

Caros estudantes,

Refiro-me assim porque sei que você chegou até este blog com o objetivo de encontrar material para seus estudos, seja no campo das ciências herméticas ou do ocultismo em geral.

Embora sejamos um blog que compartilha principalmente referências, artigos, e reflexões sobre o Hermetismo, é possível encontrar também muito conteúdo sobre Alquimia (que é uma arte hermética), sobre os mais diversos símbolos – sejam eles herméticos/alquímicos ou não – e também sobre outros temas esotéricos.

A ideia de criar este blog surgiu da vontade de compartilhar com outras pessoas meus estudos. Iniciei de forma completamente solitária, buscando referências e material de qualidade para trilhar o chamado “Caminho de Hermes”.

Até então (2021), este blog não tinha uma “categoria” definida, tendo compartilhado material dos mais diversos nichos dentro do mundo oculto.

A partir de agora, a tendência é que ele se tranforme em um verdadeiro canal de conteúdo sobre o Hermetismo – diga-se de passagem, o Hermetismo clássico, e não aquele fruto da Nova Era, ou seja, baseado no Caibalion.

Vejam bem: não tenho intenção aqui neste blog de criticar o Caibalion. Acredito que ele cumpre o seu papel como produto de um movimento chamado Novo Pensamento, e pode ser para muitas pessoas um farol que as ilumina no seu despertar; inclusive, tem alguns textos neste mesmo blog sobre ele e os princípios herméticos.

Mas, como você vai ler em alguns artigos publicados neste blog (ou que serão publicados), não se sustenta a ideia de que “O Caibalion” seja um autêntico livro hermético.

Talvez seja de forma muito distante “baseado” em algo que chegou até a modernidade como Hermetismo. Mas, acredite: esta obra não é um hermético como a maioria das pessoas pensam.

No decorrer dos artigos publicados neste blog tenho a intenção também de mostrar porque penso assim. Não somente eu, mas muitos estudiosos do Hermetismo – especialmente “não brasileiros”.

Neste blog, também é possível encontrar bastante material sobre Alquimia. Este é um tema que tenho muito carinho e que estou sempre buscando fontes confiáveis de estudo. O mesmo acontece com o tema Kabbalah, Astrologia Hermética e outros que estão, de alguma forma, ligados ao Hermetismo, afinal, um hermetista acaba sendo levado a estudar muito, inclusive, filosofia antiga.

Sem me estender mais, gostaria de agradecer a visita de cada buscador e aspirante a hermetista que possa, através do material que compartilho neste blog, encontrar algo de útil.

Coloco-me também à disposição para qualquer dúvida, sugestão ou crítica.

Lidiane Franqui

Email de contato: contato@lidianefranqui.com.br