Significados dos símbolos da alquimia elementar

Significados dos símbolos da alquimia elementar

No nível mais básico, os símbolos da alquimia elementar representam o eu bruto; tendo a capacidade de ser transmutado em um eu superior e incorruptível. Neste post vamos conhecer os símbolos dos elementos da alquimia e seus significados filosóficos.

O reino da alquimia está repleto de significados ocultos e duplos. Assim como cada elemento tem uma representação física, também tem um significado filosófico na escola alquímica de pensamento.

Deve-se notar que os antigos fundadores da alquimia eram avidamente leais ao seu ofício. Tanto é verdade que muitos dos materiais de referência remanescentes são bastante obscuros.

Os alquimistas dedicaram grande parte de sua arte para garantir que o buscador fosse determinado e dedicado ao aprendizado. 

Esta técnica é eficaz – uma vez que um buscador mergulha no mundo da alquimia; muitos são dissuadidos pela complexidade e obscuridade em torno do significado alquímico.

A seguir, vamos conhecer alguns símbolos da alquimia, e seus significados. Com certeza, esta compreensão ajudará ainda mais nos estudos. Afinal, é como sempre falo: a alquimia tem muitas áreas de estudo dentro dela, por isso, leva tempo até que a contemplemos.

Significados dos símbolos da alquimia

Antimônio

símbolos da alquimia

Um metalóide, o antimônio, se assemelha ao metal em sua aparência e propriedades físicas, mas não reage quimicamente como um metal. 

Este símbolo elemental da alquimia representa as tendências animais encontradas na humanidade – uma natureza selvagem em todos nós.

Algumas vezes, é representado no simbolismo alquímico pelo lobo, pois o metal representa o espírito livre do homem ou a natureza animal. Use este símbolo quando estiver se sentindo manso – ele o lembrará do poder animal que habita dentro de você.

Arsênico

O arsênico é um metalóide notoriamente venenoso que possui três formas alotrópicas; amarelo, preto e cinza. Ele e seus compostos são usados ​​como pesticidas, herbicidas, inseticidas e várias ligas. 

Ele é um dos símbolos da alquimia e era usado para curas medicinais e mágicas. Dizia-se que um composto de arsênio e enxofre induzia transes de iluminação e ascensão e direção filosófica.

Cobre

Este é um dos vários símbolos da alquimia (inclusive é um símbolo tradicional de Vênus). O cobre é um metal de cor avermelhada, com alta condutividade elétrica e térmica (entre os metais puros à temperatura ambiente, apenas a prata apresenta maior condutividade elétrica). 

Ele foi associado à deusa Afrodite/Vênus na mitologia e na alquimia, devido à sua beleza lustrosa, seu uso antigo na produção de espelhos e sua associação com Chipre, que era sagrado para a deusa. 

O símbolo do cobre também é o símbolo planetário para Vênus. Como tal, este símbolo incorpora características como amor, equilíbrio, beleza feminina e criatividade artística

Veja também: O significado dos planetas na Alquimia

Ouro

símbolos da alquimia

Um metal de transição macio, brilhante, amarelo, pesado, maleável, dúctil (trivalente e univalente). Um dos elementos mais valorizados, o ouro representa a perfeição em todas as matérias, em qualquer nível. 

Também simboliza o objetivo da humanidade de obter perfeição na mente e no espírito. A ideia da alquimia de transformar ferro ou chumbo em ouro é mais sobre a jornada humana para se tornar ouro, ou seja, tornar-se melhor e se transformar em alguém de alto valor. 

Ferro

O ferro é o metal mais abundante e acredita-se que seja o décimo elemento mais abundante no universo. Na alquimia, ele é representativo do planeta Marte na astrologia. 

Como tal, o ferro rege a força física e simboliza a energia predominantemente masculina. Também é digno de nota que o símbolo do ferro também é o mesmo símbolo para o masculino. 

Filosoficamente, o ferro representa uma necessidade de moderar os impulsos primitivos e, ao mesmo tempo, abraçar o fogo interior.

Chumbo

O chumbo tem é um metal branco-azulado denso, dúctil, muito macio, altamente maleável e com baixa condutividade elétrica. 

Este verdadeiro metal é altamente resistente à corrosão. Como um dos símbolos da alquimia, o chumbo é o governante das trevas, a matéria prima. É governado por Saturno e combinado com a prata cria um elemento purificado chamado Mercúrio Filosófico.

Prata

símbolos da alquimia

A prata é um metal de cunhagem univalente muito dúctil e maleável (ligeiramente mais duro que o ouro) com um lustre metálico branco brilhante que pode receber um alto grau de polimento. 

Ele tem a maior condutividade elétrica de todos os metais, ainda maior do que o cobre, mas seu maior custo o impediu de ser amplamente utilizado no lugar do cobre para fins elétricos. 

Na alquimia, a prata é um dos três metais básicos frequentemente usados ​​como matéria-prima no início de uma obra. 

Além disso, o símbolo alquímico da prata está associado à lua. Como tal, a prata contém traços filosóficos da persuasão feminina, bem como atributos de intuição, sabedoria interior e contemplação. Além disso, a expressão artística profunda pode ser aproveitada com o uso de prata.

Estanho

O estanho é um metal maleável, dúctil, altamente cristalino, branco prateado, cuja estrutura de cristal causa um “cristal de estanho” quando uma barra de estanho é dobrada (causada pela quebra dos cristais). 

Ele atua como um catalisador quando o oxigênio está em solução e ajuda a acelerar o ataque químico. O estanho como um dos símbolos da alquimia é representativo do planeta Júpiter. 

Ser governado por Júpiter coloca o estanho em conexão com a respiração e pode ser filosoficamente visto como o sopro da vida. 

O estanho também acrescenta uma lição filosófica à vida de que sozinho é mais fraco do que se fosse combinado com outro elemento símbolo da alquimia.

Enxofre

É um abundante, insípido, inodoro e não metálico. O enxofre, em sua forma nativa, é um sólido cristalino amarelo. Na natureza, ele pode ser encontrado como o elemento puro ou como minerais sulfeto e sulfato. 

É um elemento essencial para a vida e é encontrado em vários aminoácidos. Também considerado um símbolo da alquimia elementar transcendente – o enxofre representa a multiplicidade da natureza humana e a aspiração eterna de alcançar a iluminação. 

Conforme indicado pelo símbolo, o enxofre representa a tríade da ascensão – que pode ser vista como uma trindade sagrada. O enxofre também é uma das três substâncias celestiais na ciência alquímica (as outras duas são sal e mercúrio.

Esses são alguns dos principais símbolos da alquimia elementar, ou seja, aqueles mais associados ao eu bruto, ou que pode ser transmutado.

Espero que tenha gostado e que este artigo tenha sido esclarecedor pra você!

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Situs Slot Gacor

Sobre o autor | Website

À medida que realizo meus estudos alquímicos e que busco praticar os ensinamentos da Grande Arte, trago para este espaço informações e dicas para todos aqueles que, assim como eu, enxergam a Alquimia como possibilidade de transformação e evolução.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!