Chakra esplênico: tudo que você precisa saber

Quer saber mais sobre o Chakra Esplênico? Veja neste artigo o que ele é, sua cor, seus símbolos e outras informações interessantes!

Chakra esplênico: tudo que você precisa saber

O chacra esplênico é o segundo chakra. Está associado ao corpo emocional, sensualidade e criatividade. Seu elemento é a água e, como tal, sua energia é caracterizada por fluxo e flexibilidade. 

A função deste chakra é dirigida pelo princípio do prazer. Vamos dar uma olhada nos fundamentos deste centro de energia, incluindo sua localização, cor, símbolo, sinais potenciais de desequilíbrio e o que fazer para curá-lo.

Localização

A localização mais comum do chakra esplênico é cerca de sete centímetros abaixo do umbigo, no centro da parte inferior da barriga. Nas costas, está localizado ao nível das vértebras lombares.

Outras localizações dignas de nota descritas em diferentes sistemas, ampliam sua localização para a área genital, principalmente ao nível dos ovários para as mulheres e dos testículos para os homens. Está associado ao sistema linfático.

Características comportamentais associadas

O chakra esplênico está associado às seguintes funções psicológicas e comportamentais:

  • Emoções, sentimentos;
  • Relacionamentos;
  • Expressão de sexualidade, prazer sensual;
  • Sentindo os mundos externo e interno;
  • Criatividade;
  • Fantasias.

O chakra esplênico está associado também ao reino das emoções. É o centro de nossos sentimentos e sensações. É particularmente ativo em nossa sexualidade e na expressão de nossos desejos sensuais e sexuais.

Motivado pelo prazer, é a força motriz para o gozo da vida através dos sentidos, sejam auditivos, palatáveis, tácteis ou visuais. Abrir seu chakra esplênico permite que você “sinta” o mundo ao seu redor e em nós. Como tal, é um chakra importante na base de nossa sensação de bem-estar.

Além disso, o segundo chakra é fundamental para o desenvolvimento da flexibilidade em nossa vida. Associado ao elemento água, é caracterizado pelo movimento e fluxo em nossas emoções e pensamentos. Apoia a expansão pessoal e a formação de identidade por meio do relacionamento com os outros e com o mundo.

Desequilíbrio do chakra esplênico

Quando o chakra esplênico está equilibrado, o relacionamento com o mundo e as outras pessoas gira em torno da nutrição, do prazer e da troca harmoniosa.

O desequilíbrio no chakra esplênico pode se manifestar como:

  • Dependência, co-dependência com outras pessoas ou uma substância que lhe conceda acesso fácil ao prazer;
  • Ser governado por suas emoções;
  • O oposto, ou seja, sentir-se entorpecido, sem contato consigo mesmo e como seus sentimentos;
  • Excesso de fantasias, obsessões sexuais;
  • Ou o oposto: falta de desejo ou satisfação sexual;
  • Sentir-se preso a um determinado sentimento ou humor.

Significado do segundo chakra

O segundo chakra é referido como:

  • Chakra sacral;
  • Chakra esplênico;
  • Svadhisthana;
  • Adhishthan;
  • Shaddala.

O nome sânscrito mais comum para o chakra esplênico é “Svadhisthana”, que significa “seu próprio lugar”.

Cor do chakra esplênico

É mais comumente representado com a cor laranja. No entanto, por estar associado ao elemento água, também pode assumir a cor de um azul muito claro ou branco em ocasiões mais raras.

A laranja do segundo chakra é translúcida e transparente.

Símbolo do chakra sacral

O símbolo do chakra esplênico é composto por:

  • Um círculo com seis pétalas;
  • Uma lua crescente.

O círculo representa os elementos da água. Normalmente, o crescente da lua é colorido em prata e representa a conexão da energia da lua com a água. Esses símbolos apontam para a estreita relação entre as fases da lua e as flutuações da água e as emoções.

Além disso, o simbolismo da lua relaciona-se com o ciclo menstrual feminino que leva o mesmo número de dias para se completar e a conexão do chacra sacral com os órgãos sexuais e reprodução.

Por que curar seu segundo chakra?

Um bloqueio no segundo chakra pode causar sofrimento físico e emocional se não for curado. Os chakras são pontos do corpo que moderam a energia, permitindo que ela flua livremente e mantenha a saúde e a vitalidade. 

Infelizmente, os chakras podem desenvolver bloqueios que limitam o fluxo de energia. A cura do chakra visa restaurar o equilíbrio e liberar qualquer bloqueio ou torção em seu corpo energético que o impeça de funcionar de maneira ideal.

Os chakras podem se tornar hiper ou hipoativos, cada um levando a sintomas ligeiramente diferentes.

Um chakra esplênico hiperativo pode causar:

  • Reações emocionais exageradas;
  • Apego emocional excessivo a pessoas ou objetos; carência excessiva nos relacionamentos;
  • Co-dependência;
  • Tensão muscular e cólicas abdominais.

Uma deficiência de energia no segundo chakra pode causar:

  • Medo da felicidade ou do prazer, auto-sabotagem.
  • Falta de criatividade e autenticidade.
  • Libido baixa.
  • Pessimismo, depressão.
  • Ciclo menstrual irregular, infecções urinárias ou da bexiga.

Ferramentas e técnicas para curar o chakra esplênico

Um bloqueio de energia no chakra esplênico pode ser curado com a prática regular destinada a estimular o chakra, o que permite que a energia flua para dentro dele e o excesso de energia seja dissipado. 

O equilíbrio dos chakras pode ser auxiliado por um curador, mas há muitas coisas que você também pode fazer por conta própria.

A seguir, veja como curar o chakra esplênico e as ferramentas que indicamos.

Meditação

A meditação é muito útil para limpar e equilibrar os chakras. Por exemplo, uma meditação simples de cura do chakra sacral consiste em imaginar um lótus laranja ou uma lua crescente laranja na área do segundo chakra na área da pelve. Mantenha essa imagem em sua mente por alguns minutos enquanto respira profundamente.

Alimentos curativos do chakra esplênico

Mudanças na dieta também podem ajudar a limpar o segundo chakra. Laranjas, melões, cocos e outras frutas doces são bons alimentos para a cura do chakra sacral. Canela também é útil, assim como beber muita água.

Óleos essenciais

Os óleos essenciais de sândalo, patchuli, laranja, rosa e ylang-ylang podem ser usados ​​como aromaterapia para a cura do segundo chakra. Eles podem ser usados ​​sozinhos, em meditação e em conjunto com os cristais dos chakras.

Poses de ioga

A Ioga para a cura do chakra sacral deve se concentrar em posturas de abertura do quadril, como Upavistha Konasana, ou postura de ângulo aberto. 

Baddha Konasana, ou postura em ângulo fechado, é outra postura simples, mas útil. A prática de ioga para a cura do segundo chakra deve ser lenta e relaxada, em vez de rápida ou excessivamente desafiadora.

Água, um segundo elemento de chakra

Como o elemento do chakra esplênico é a água, sair de casa e relaxar perto da água pode ajudar a abrir o segundo chakra. 

Lagos, rios, riachos ou o oceano são úteis. Se possível, mergulhe ou balance os pés na água para ajudar o fluxo de energia. 

Tomar um banho ou ducha também pode contribuir para equilibrar seu chakra, ao mesmo tempo que proporciona o relaxamento necessário para manter o fluxo de suas emoções.

E então, o que achou do nosso artigo sobre o segunda chakra? Aproveite e leia também nosso artigo sobre o chakra raiz!

Sobre o autor | Website

À medida que realizo meus estudos alquímicos e que busco praticar os ensinamentos da Grande Arte, trago para este espaço informações e dicas para todos aqueles que, assim como eu, enxergam a Alquimia como possibilidade de transformação e evolução.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!