Chakra raiz: tudo o que precisa saber

Neste artigo, saiba tudo sobre o chakra raiz, o primeiro chakra, representando pela cor vermelha e muito importante para termos segurança na vida!

Chakra raiz: tudo o que precisa saber

Dando seguimento à nossa série de artigos sobre os 7 chakras, vamos hoje conhecer mais a fundo o chakra raiz, ou seja, o chakra básico.

O muladhara chakra (nome em sânscrito) é o primeiro chakra. Sua energia é baseada no elemento terra e ele está associado à sensação de segurança e aterramento. Ele está na base do sistema de chakras e estabelece a base para a expansão de sua vida.

Neste artigo, vamos saber onde está o chakra raiz, suas principais características, os sinais do seu desequilíbrio e, claro, como equilibrá-lo. Não deixe de ler e dizer o que achou votando no final do texto, hein?!

Onde está o Chacra Raiz?

O primeiro chacra ou chacra raiz está localizado na base da coluna vertebral. As localizações corporais correspondentes são o períneo, ao longo das três primeiras vértebras, no plexo pélvico. 

Este chakra é frequentemente representado como um cone de energia começando na base da coluna vertebral e indo para baixo e ligeiramente curvado para cima.

Características principais do Chacra Raiz

O primeiro chakra está associado às seguintes funções ou características comportamentais:

  • Segurança;
  • Sobrevivência;
  • Necessidades básicas (comida, sono, abrigo, autopreservação, etc.);
  • Fisicalidade, identidade física e aspectos de si mesmo;
  • Aterramento;
  • Apoio e base para viver nossas vidas.

O chacra raiz fornece a base sobre a qual construímos nossa vida. Ele nos ajuda a crescer e nos sentir seguros para explorar todos os aspectos da vida. 

Está relacionado ao nosso sentimento de segurança e proteção, seja ela física ou em relação às nossas necessidades corporais ou metafóricas em relação à habitação e segurança financeira. 

Resumindo, as primeiras perguntas do chakra giram em torno da ideia de sobrevivência e segurança. O chacra raiz é onde nos ancoramos na terra e ancoramos nossa energia no mundo manifesto.

O que acontece quando Chakra Raiz está desequilibrado?

No nível emocional, as deficiências ou desequilíbrios no chakra básico estão relacionadas a:

  • Negatividade excessiva, cinismo;
  • Distúrbios alimentares;
  • Ganância, avareza;
  • Ilusão;
  • Sensação de insegurança excessiva, vivendo em modo de sobrevivência constantemente.

Para uma pessoa com chakra raiz bloqueado, pode ser difícil se sentir seguro no mundo e tudo parece um risco potencial. O desejo de segurança domina e pode se traduzir em preocupações com trabalho, segurança física, abrigo, saúde. Um chakra raiz bloqueado pode se transformar em comportamentos regidos principalmente pelo medo.

Na mesma linha, quando o chakra raiz está hiperativo, o medo pode se transformar em ganância e paranóia, que são formas extremas de manifestação de desequilíbrio no primeiro chakra. Problemas com controle sobre a ingestão de alimentos e dieta estão relacionados a ele.

O que está no nome Muladhara ou Chakra Raiz?

O primeiro chakra é referido como:

  • Chakra raiz;
  • Muladhara;
  • Adhara.

Seu nome sânscrito é “muladhara” epode significar “base”, “fundação” ou “suporte de raiz”. O primeiro chakra está associado ao elemento Terra.

Cores do Mudadhara Chakra: Vermelho

A cor típica usada para representar o chakra da raiz é um vermelho vibrante. Esta é a cor usada em seu símbolo para preencher suas pétalas. Tradicionalmente, também está associado à cor amarela ou dourada (esta é a cor de seu elemento em oposição a suas pétalas). No espectro das cores dos chakras, o vermelho simboliza força, vitalidade e estimula nossas tendências instintivas.

Símbolo do Chacra Raiz

O símbolo do chacra raiz é composto por uma flor de lótus de quatro pétalas, frequentemente estilizada como um círculo com quatro pétalas com um triângulo apontando para baixo.

O triângulo apontando para baixo é um símbolo do espírito que se conecta com a matéria, ancorando-se na terra e em nossa existência terrena, em nossos corpos. É visto como o centro de nossa força vital e é a sede onde a kundalini permanece enrolada, adormecida, até que acorde para distribuir sua energia por todos os outros chakras.

Sinais do Chakra Raiz bloqueado

Um chakra raiz bloqueado não apenas cria um desequilíbrio no fluxo de energia de todo o corpo, mas também pode instigar sentimentos de inquietação. Você pode sentir que está constantemente procurando por algo que você nem consegue identificar.

Indivíduos com um bloqueio neste chakra têm dificuldade em se saber o que querem, incluindo onde querem viver e trabalhar. Até mesmo seus relacionamentos pessoais são afetados.

As características comuns àqueles com um chakra raiz bloqueado são:

  • falta de foco;
  • codependência;
  • inquietação;
  • sentimento de abandono.

Sintomas físicos do Chakra Básico bloqueado

Os sinais físicos comuns de bloqueio envolvem as partes inferiores do corpo, especialmente as pernas e a área genital. O chakra da raiz rege principalmente os órgãos reprodutivos e as extremidades inferiores, incluindo a parte inferior da coluna, pernas e pés. 

O bloqueio deste chakra geralmente se reproduz, manifestando-se como prisão de ventre, cálculos renais, problemas circulatórios e fraqueza nas pernas. Sinais físicos adicionais podem incluir:

  • ciática;
  • hipertensão;
  • impotência;
  • colite;
  • distúrbios alimentares;
  • problemas de próstata em homens.

Sintomas emocionais do Chakra Básico bloqueado

Os sinais não físicos ou emocionais comuns do bloqueio no chakra básico incluem:

  • depressão;
  • ansiedade;
  • medo;
  • culpa;
  • ressentimento.

Como desbloquear o Chacra Raiz

Existem muitas maneiras de desbloquear o chacra raiz. Por exemplo, você pode se envolver mais em atividades de aterramento e relacionadas à terra (por exemplo, conexão com a natureza, jardinagem, culinária saudável, caminhadas).

A ideia principal é trabalhar para cultivar suas “raízes” em um ambiente seguro e confortável. Ou seja, cercar-se de cores da terra, objetos que o lembrem da natureza, estabilidade.

A ioga para o chacra raiz pode ser uma forma mais física de estabelecer uma ponte entre o corpo e a mente e restaurar um fluxo de energia mais equilibrado.

No geral, as técnicas para abrir um chacra raiz bloqueado podem variar de atividade física à meditação e cura energética.

Qualquer atividade física pode ajudar a desbloquear este centro de energia, desde andar a fazer tarefas pela casa, e até ioga e dança. Posturas benéficas de ioga para o chacra raiz envolvem as pernas e os músculos ao redor do períneo. 

Por exemplo, “Standing Forward Bend” (ou “Uttanasana” em sânscrito) alonga as pernas e os quadris promovendo um aterramento mais estável e a abertura do chakra da raiz. Lembre-se, não importa qual atividade física você escolheu, a chave é estar presente no momento e consciente de seu movimento.

Meditar sobre o chacra raiz também pode abrir esse centro de energia. Existem inúmeros recursos de meditação disponíveis online.

Para ajudá-lo, veja nossas 7 técnicas de desbloqueio do Chakra Raiz. Elas vão ajudar bastante.

E então, o que achou do nosso texto? Ajudou você a compreender melhor o que é e qual impacto esse importantíssimo chakra tem na nossa vida? Aproveite e vote nas estrelas abaixo. Assim, saberei se estou no caminho certo e informá-lo!

Não deixe de ler também: “O guia definitivo sobre os 7 chakras

Sobre o autor | Website

Meu nome é Lidiane Franqui. Sou escritora e autodidata. Na minha jornada de autoconhecimento, tenho me deparado com áreas de estudo como Hermetismo, Alquimia, Kabbalah, assim como áreas mais modernas como a Mecânica Quântica e a teoria monista do Universo. Seja bem-vindo e espero que aprecie o conteúdo compartilhado neste blog!

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!