Indicações Livros Magia Ocultismo

7 livros sobre ocultismo para você iniciar sua biblioteca

livros de ocultismo
Escrito por Lidiane Franqui

Saudações, meus amigos!

Hoje estou trazendo para os estudantes iniciantes no ocultismo algumas dicas de livros. Sabemos que quando se trata das ciências ocultas, há muitas referências. São tantas que dá para ficar perdido. Então, desse oceano de livros e autores, selecionei 7 para você conhecer. Vamos lá?

Mas antes, que tal ler também o artigo em que dou dicas de canais sobre ocultismo? O artigo é: 7 canais sobre ocultismo para você acompanhar.

1. Três Livros de Filosofia Oculta – Agrippa

três livros de filosofia ocultaEsta obra é considerada um dos textos ocultistas mais importantes e influentes. Escrita por Agrippa — famoso ocultista medieval, que também era astrólogo e teólogo, “Três livros de filosofia oculta” foi essencial para discutir a relação entre a religião e o ocultismo no século 16.

A obra apresenta um sistema mágico que traz fontes clássicas como o pensamento greco-romano, egípcio e também ensinamentos da cabala judaica.

Além disso, traz conceitos místicos extraídos da astrologia e da alquimia, mesclando ideias cristãs e analisando, inclusive, os vários nomes recebidos por Deus na Bíblia.

São três livros. O Um aborda o mundo elemental e natural. O Dois aborda a matemática celestial dos planetas e estrelas e sua influência sobre nós. E o Três trata da magia cerimonial utilizada para a comunicação com seres espirituais.

2. Dogma e Ritual de Alta Magia – Eliphas Levi

Dogma e Ritual de Alta magia

Eliphas Levi também é bastante influente no ocultismo, principalmente o ocidental. Nesta obra, ele trata de dogma e ritual, sendo que as duas partes estão estruturadas de modo que nos faz refletir sobre os 22 arcanos maiores do tarot e os 22 caminhos da Árvore da Vida.

O autor trata a Alta Magia como uma ciência e, de maneira lógica e racional, mostra uma forma de praticar magia sendo possível alcançar a transformação do “Eu” e o refinamento da Alma.

Dogma e Ritual de Alta Magia é, sem dúvida, um clássico para todos os interessados na prática da Magia Cerimonial.

3. O Caibalion – Os Três Iniciados

O CaibalionO que posso dizer é que esta obra está na moda. Isso mesmo. Mas, espero que não se vulgarize, no sentido de perder o valor para as pessoas. Porque O Caibalion, apesar de ser considerado por alguns mais avançados “fraco”, é uma obra importantíssimas para aqueles que estão iniciando os estudos sobre ocultismo e sobre as Leis Universais.

O Caibalion descreve os princípios básicos da Filosofia Hermética e descende dos ensinamentos que eram transmitidos oralmente através das gerações. Acredita-se que os ensinamentos apresentados poderiam ser traçados de volta à Hermes Trimegisto.

O livro descreve as Leis básicas pelas quais o Universo opera, sendo que essas leis são conhecidas como as sete leis da magia, e seus axiomas trazem profundas reflexões mágicas e filosóficas.

4. A Clavícula de Salomão

A clavícula de salomão

Também conhecido com o título “A Chave de Salomão”, esta obra traz as mais clássicas fórmulas mágicas utilizadas por magos desde a Idade Médica. Muitas pessoas pensam que o livro foi escrito por Salomão, mas não foi.

A verdade é que há muita especulação em torno de quem está por trás da obra. Mas, desconfia-se que ela começou a circular no Velho Mundo, no período do Renascimento.

A Clavícula de Salomão está dividida em cinco partes e a obra é considera um “grande livro” para todos os tipos de rituais. Prova disso é que recentemente ela foi indicada para o estudo da magia entre 150 estudiosos do oculto no Brasil. Então, nós não poderíamos deixar de recomendar aqui também.

5. Magia Prática – Franz Bardon

Magia PráticaEste livro escrito por Franz Bardon é focado na prática e no treinamento necessário para o desenvolvimento mágico. Isso quer dizer que ele traz, após algumas páginas de dogma, exercícios progressivamente organizados.

O autor utiliza o sistema dos Quatro Elementos e proporciona ao iniciado um caminho para dominar as potencialidades do corpo, da alma e do espírito. É um livro incrível!

Ele é dividido em duas sessões — teoria e prática — e discute os princípios do conhecimento hermético e esotérico, trazendo conceitos como anatomia oculta, karma e os outros planos de existência. Seu programa de desenvolvimento mágico trata desde práticas e habilidades mais simples até as mais avançadas, como a projeção astral consciente.

6. A Doutrina Secreta – Helena Blavatsky

A Doutrina Secreta

Não poderia faltar entre os livros sobre ocultismo a Madame Blavatsky, não é mesmo? A Doutrina Secreta é uma obra clássica de Blavatsky que reúne as as principais ideias da Teosofia — uma escola mística que propõe um conjunto comum de ensinamentos dos quais todas as religiões teriam derivado, mas que muitas vezes acabou deturpado ao longo da história.

O livro está dividido em duas partes. A primeira, que está direcionada para o estudo da origem e evolução do Universo, ou seja, cosmogênese. E a segunda, que aborda o desenvolvimento e a evolução da humanidade, ou seja, a antropogênese.

7. Liber Al Vel Legis – Aleister Crowley

liber-al-vel-legis-o-livro-da-lei-aleister-crowley-bolso-D_NQ_NP_966132-MLB29840955097_042019-FConhecido como o fundador da Thelema — doutrina cujo núcleo está registrado no Liber AL vel Legis, o Livro da Lei. Segundo o autor, o livro lhe foi ditado no Egito por uma entidade sobrenatural, Aiwass. Esse fato teria marcado o início de uma nova era, o aeon de Hórus.

A leitura não é simples, e não existem muitas explicações (a própria doutrina da Thelema recomenda que você interprete a obra a seu modo). Mas a leitura é indispensável.

O livro possui três capítulos: o primeiro ditado por Nuit, a Deusa estelar dos céus estrelados e do mundo manifestado, o segundo por Hadit, o complemento masculino de Nuit, e o terceiro por Ra-Hoor-Khuit, a criança divina, um aspecto guerreiro de Hórus.

E então, o que você achou dos livros sobre ocultismo indicados? Sabemos que existem outros incríveis. Alguma especial que queira indicar nos comentários? Então, fala pra gente!

História da Magia

Sobre a autora

Lidiane Franqui

O que eu poderia dizer se não que sou uma estudiosa dos assuntos ocultos? Apaixonada pelo místico, pelo oculto e pelo que há além da materialidade, eu sigo estudando, buscando e tirando os véus que estavam cobrindo meus olhos. Quanto mais estudo, mas percebo que há muito o que aprender. Parafraseando o ilustre Sócrates, quanto mais estudo, mas percebo que nada sei. Espero que com minhas anotações neste blog, eu possa auxiliar quem quer que chegue por aqui.

Deixe um comentário