05-fundo-transparenteLOGO105-fundo-transparente05-fundo-transparente
  • INICIO
  • ALQUIMIA FLORAL
  • CURSOS
  • SOBRE
  • BLOG
CONTATO
Estoicismo
Estoicismo: a Filosofia da Resiliência e da Serenidade
julho 7, 2019
Filosofia Hermética
Filosofia Hermética e os Sete Princípios Herméticos
julho 9, 2019

Transmutação Mental: A Verdadeira Transmutação Hermética é uma Arte Mental

Publicado por Lidiane Franqui on julho 8, 2019
Categorias
  • Magia
  • O Caibalion
Tags
  • Alquimia
  • Alquimia Mental
  • Filosofia hermética
  • Magia
  • Mentalismo
  • Transmutação mental
Transmutação Mental

Saudações, meus amigos,

Hoje vamos falar sobre um assunto muito interessante: transmutação mental, que é a Arte da Alquimia Mental. Este assunto é um dos mais queridos por quem estuda a Filosofia hermética. Também é um dos mais polêmicos, afinal, muitas pessoas até hoje acreditam que a Alquimia está apenas relacionada aos elementos e não a associam aos pensamentos, vibrações e emoções. Vamos lá desmistificar este assunto?

“A mente (tão bem como os metais e os elementos) pode ser transmutada de estado em estado, de grau em grau, de condição em condição, de pólo em pólo, de vibração em vibração. A verdadeira transmutação hermética é uma arte mental.” (O Caibalion)

Conteúdo do Post

  • Transmutação Mental no Caibalion
  • Princípio do Mentalismo e Transmutação Mental
    • Conclusão:

Transmutação Mental no Caibalion

O capítulo III do Livro O Caibalion é aquele que trata do assunto que vamos falar neste texto. De acordo com o que podemos ver nele, os egípcios detinham muitos conhecimentos sobre astrologia, química e psicologia. No entanto, estavam longe de abordar esses assuntos como os modernos fazem agora (abordavam com maior profundidade).

Podemos dizer que “da astrologia nasceu a moderna astronomia; da alquimia nasceu a moderna química, da psicologia mística nasceu a moderna psicologia das coisas“. Apesar dos modernos acreditarem que possuem total exclusividade sobre essas ciências, enganam-se, pois os antigos já tratavam desses assuntos com propriedade. Inclusive, possuíam não só o “conhecimento externo”, mas o “conhecimento interno” também, algo que está em falta na maioria dos cientistas modernos.

A Filosofia Hermética trata da chamada química transcendente, ou, alquimia. E, entre os ramos secretos estudados pelo hermetismo, está a Transmutação Mental que, apesar de ser muito associada à transmutação dos metais — particularmente metais impuros em ouro —, o termo está realmente relacionado à mudança de estados, formas e condições mentais.

Transmutação Mental

Transmutar quer dizer mudar de uma natureza, forma ou substância, em outra; ou seja, transformar. Com base nisso, podemos deduzir que Transmutação Mental é, na verdade, a Arte da Química Mental, ou, como consta no Caibalion, uma espécie de Psicologia Mística Prática.

Interessante, não é mesmo!?

Agora, vamos entender porque a Transmutação Mental — ou Alquimia Mental — faz realmente sentido tomando como base o Princípio do Mentalismo. Na verdade, vocês vão ver que trata-se do que os antigos chamavam de Magia, e que eu pretendo abordar bastante neste blog também.

Princípio do Mentalismo e Transmutação Mental

Sabemos que um dos princípios herméticos, o primeiro deles na verdade, é o Mentalismo. De acordo com ele, o “TODO é Mente, o Universo é Mental“. Isso quer dizer que a Realidade Objetiva do Universo existe na Mente do Todo. (Se quiser conhecer melhor os princípios Herméticos e a Filosofia Hermética, temos um texto que vai ajudar: Filosofia Hermética e os Sete Princípios Herméticos).

Se tudo é Mental, ou seja, criações mentais na Mente do Todo;, a natureza das coisas é mental. Então, com base nisso, a Transmutação Mental é a “arte de mudar as condições do Universo, nas divisões de Matéria, Força e Mente”. (Vide o Caibalion).

E aí vem uma questão polêmica também: se tudo é mental, inclusive as condições materiais que conhecemos (observando do ponto de vista do Todo, claro), a arte da transmutação mental pode tornar o Mestre — ou alquimista — apto a operar tanto as condições materiais quanto mentais. No entanto, é preciso estar muito adiantado na arte da Alquimia Mental para obter grau necessário para tanto.

Não é de duvidar que existam estes Mestres. Mas, certamente estão longe do tumulto dos homens, afinal o verdadeiro Mestre não exibe em público seus poderes. Aos hermetistas e discípulos de “grau inferior” é possível operar facilmente no plano mental, desde que haja estudo e dedicação, como diz Franz Bardon.

“Não somente os próprios estados mentais podem ser mudados ou transmutados pelos métodos herméticos; mas também os estados mentais dos outros podem ser“, tanto de forma consciente como inconsciente. Quando o estudante de alquimia conhece as leis e os princípios ele detém condições de operar mudando tanto as próprias emoções e condições mentais como de outras pessoas.

Transmutação Mental

Se observarmos bem, veremos que este conhecimento pode ser um grande poder, já que as emoções e nossos estados mentais influenciam tanto nossos dias, relações e decisões. Poder controlar e mudar nossos estados mentais nos dará realmente “um super poder” nos dias de hoje.

Conclusão:

Como vocês podem notar, alquimia não é apenas elemental. Inclusive, como a Profª Lúcia Helena Galvão disse em suas palestras sobre “O Caibalion“, é possível que os antigos alquimistas apenas estivessem  mascarando sua condição, afinal, naqueles tempos era aceitável a ideia de transformar metais em ouro, mas inadmissível operar com coisas que eram consideradas feitiço ou bruxaria. A Santa Inquisição estava lá para garantir que essas coisas fossem combatidas.

Como a própria Lúcia Helena fala nas suas palestras: a alquimia é, na verdade, o intento de transmutar o homem de chumbo no homem de ouro. Incrível, não é mesmo?

Veja também:

  • Princípio de Gênero: uma reflexão sobre sua atuação;
  • O Princípio de Polaridade: uma reflexão sobre sua aplicação.
Compartilhar
96
Lidiane Franqui
Lidiane Franqui
Sou Terapeuta Alquimista e apaixonada pelos estudos herméticos. A Alquimia é hoje uma missão de vida que aplico não apenas aos meus clientes na TerapiaAlquímica, mas também na vida diária através dos seus processos de transformação da consciência.

Artigos Relacionados

março 28, 2020

Estudo das Leis Herméticas: Princípio de Mentalismo


Leia mais
agosto 13, 2019

7 lições do livro “O Caibalion” para você aprender


Leia mais
Magia
agosto 11, 2019

História da Magia: Mesopotâmia e Pérsia


Leia mais

1 Comment

  1. Moisés disse:
    junho 17, 2020 às 4:25 pm

    Todos são ligados em uma só mente, todo ser humano é um só coletivo!!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise por assuntos

reparações-de-persianas

Lidiane Franqui


Eu sou Lidiane Franqui, estudiosa de Hermetismo, Alquimia Kabbalah e Filosofia. Atualmente, sou autodidata e utilizo os conhecimentos adquiridos nestas áreas de conhecimento no meu processo de Autoconhecimento.
Também sou Terapeuta Alquimista e estou à frente do Podcast "A Voz do Silêncio", que traz áudios sobre Autoconhecimento e todos esses assuntos que falei acima.


Acessar Podcast

Posts recentes

  • Princípio do Ritmo no Hermetismo: Como Neutralizar?
  • Morte de si mesmo: o caminho real do Espírito
  • Giordano Bruno, visionário e fundador da cosmologia inovadora
  • 3 verdades sobre a Lei da Atração que você precisa conhecer
  • Simbolismo dos Contos de Fadas: a Branca de Neve e a Alquimia
  • Entenda a relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo

Gostou do nosso site?
Continue acompanhando no Instagram também!
@lidiane.franqui
© 2020 Lidiane Franqui. Todos os direitos reservados. In Set Publicidade