Símbolo do cubo de Metatron: origens e significado

Conheça o significado, origens e outras informações interessantes sobre o símbolo do cubo da Metatron, esse glifo sagrado usado para afastar demônios.

Símbolo do cubo de Metatron: origens e significado
4.6
(5)

Você sabe o significado so símbolo do cubo de Metatron?

Metatron é um anjo no judaísmo que pode ser encontrado em textos judaicos antigos. 

Ele também é considerado parte de alguns ramos do cristianismo. Existem duas crenças sobre a origem de Metatron. Alguém sugere que Deus o criou como um anjo muito poderoso e sábio, com muitas habilidades. 

De acordo com a outra crença, Metatron foi criado primeiramente como um ser humano chamado Enoque e Deus o transformou em um anjo poderoso depois que ele subiu ao céu muitas vezes.

Você pode ter visto uma versão um pouco consistente dele se você é um fã da famosa série de TV Supernatural. Mas há mais na história dele do que isso.

Uma parte dessa história é um símbolo chamado cubo de Metatron. Examinaremos esse símbolo e seu significado neste post. Acompanhe!

História e Aparição de Metatron nas Escrituras

Embora Metatron fosse um dos anjos mais poderosos do judaísmo, não há menção a ele no Antigo ou Novo Testamento, ou em outras palavras, nas Bíblias judaica e cristã. 

No entanto, Metatron é mencionado em algumas passagens muito curtas no Talmude.

Metatron faz a maioria de suas aparições em textos judaicos extremamente antigos, focados no misticismo, bem como em outros escritos ocultos.

Segundo a tradição rabínica, Metatron era o anjo mais alto. Também é dito que Metatron serviu como escriba celestial e que ele escreveu as palavras de Deus.

O que é estranho aqui é que não há consenso em termos dos papéis que Metatron desempenhou na hierarquia do céu e do inferno. Ele é a figura misteriosa sobre a qual ninguém sabe muito.

Símbolo do cubo de Metatron: o que significa?

Segundo o mito, Metatron criou um cubo de sua alma que passou a ser conhecido como o símbolo do cubo de Metatron, que tem sido motivo de debate há algum tempo.

O cubo de Metatron é uma forma geométrica bidimensional muito única. Olhar para ele pode ser um pouco confuso no começo, mas segue um layout específico.

Símbolo do Cubo de Metatron

O cubo de Metatron é composto por 13 círculos de tamanhos iguais, cada um com uma linha que sai do centro e se estende até os centros dos outros 12 círculos.

Na verdade, existem seis círculos na parte interior, colocados no padrão de um hexágono ao redor de um único círculo colocado no centro. 

Também há mais seis círculos que se estendem ao longo dessas mesmas linhas radiais. Como existem 13 círculos no cubo de Metatron, cada um com nós ou linhas conectando-se aos outros 12 círculos, o símbolo contém um total de 78 linhas dentro dele.

Isso não é tudo o que você notará sobre o símbolo; existem muitos padrões diferentes criados pelas linhas do cubo de Metatron.

Especificamente, as linhas internas criam projeções ortográficas dos 3 primeiros sólidos platônicos neste mundo. O cubo de Metatron compartilha uma ressonância peculiar com algo que é chamado de Flor da Vida. 

Em algumas culturas antigas, essa flor da vida, assim como o cubo de Metatron, eram símbolos geométricos muito sagrados.

Naturalmente, o cubo refere-se ao anjo Metatron, um anjo mencionado em textos religiosos e espirituais extremamente antigos, como o Segundo Livro de Enoque e o Livro dos Palácios.

De acordo com os dois textos, Metatron ocupa apenas o segundo lugar em YHVH, um ser considerado o próprio Deus. Em termos de seres espirituais, Metatron era considerado o braço direito de Deus.

Alguns estudiosos debateram sobre o propósito original e o significado desse cubo, mas existem algumas teorias muito boas.

Uma dessas teorias é que o cubo de Metatron é uma maneira de Deus ou YHVH transmitirem conhecimento aos seres humanos. 

O raciocínio além dessa teoria está relacionado à árvore da vida. Acredita-se que o cubo de Metatron seja originalmente derivado da árvore da vida.

No entanto, de acordo com as primeiras escrituras sagradas, os humanos não estavam por perto quando havia a árvore original da vida.

Um dos sólidos platônicos que pode ser visto quando as linhas internas são examinadas cuidadosamente é o tetraedro duplo, também conhecido como octaedro estrelado. 

Cubo de Metatron

Também é possível distinguir um octaedro distinto, assim como um cubo dentro de outro cubo, conhecido como imagem 3D de um tesserato.

Voltando às 78 linhas, existem toneladas de formas que podem ser encontradas, incluindo muitas formas bidimensionais achatadas e diferentes, principalmente dos 5 sólidos platônicos.

Portanto, para que YHVH transmita conhecimento aos seres humanos, especificamente sobre a árvore da vida, seria necessário que os humanos estudassem o cubo de Metatron. É um canal de conhecimento, em certo sentido.

O cubo de Metatron também é um glifo sagrado. Antigamente, era usado como um desenho para afastar demônios, espíritos profanos e outros convidados indesejados.

O Cubo de Metatron e o Número 13

Treze é definitivamente um número especial se estamos falando do cubo de Metatron. 

Há uma razão pela qual há um total de 13 círculos presentes neste cubo. Isso ocorre porque eles são representativos de coisas mais importantes além de si mesmos e, de fato, podem representar mais de uma coisa.

Alguns estudiosos teorizaram que os 13 círculos realmente representam os 13 arcanjos. 

Dizem que esses arcanjos possuem um elemento específico da criação e, portanto, com o amor de Deus, expandem esses elementos para dar vida a todos. Dizem que eles são capazes de trazer equilíbrio à terra.

Além disso, os 13 círculos no cubo de Metatron também representam os 13 centros de energia em nossos corpos humanos. 

Dizem que existem 13 centros de experiência em energia. Acredita-se que estes se manifestem através do cubo de Metatron.

O número 13 também é sagrado porque representa as 13 chaves sagradas da criação. 

Cada um dos círculos é representativo de uma das leis divinas da criação. De acordo com uma interpretação, essas 13 chaves guardam os segredos da evolução e da iluminação espiritual divina.

Espero que tenha gostado do nosso artigo sobre a história de origem da Metatron, o símbolo do cubo da Metatron e seu significado. 

Como sempre gosto de indicar leituras e você se interessa pelo assunto, conheça o livro “Mensagens Do Arcanjo Metatron”:

Compre na Amazon

O que você achou do texto?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Lidiane Franqui. Sou escritora e autodidata. Na minha jornada de autoconhecimento, tenho me deparado com áreas de estudo como Hermetismo, Alquimia, Kabbalah, assim como áreas mais modernas como a Mecânica Quântica e a teoria monista do Universo. Seja bem-vindo e espero que aprecie o conteúdo compartilhado neste blog!

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Sofia Santos disse:

    Acho seu blog muito bem estruturado, com artigos bem selecionados e bastante aprofundados.
    Inscrevi-me de imediato no seu curso de Simbolismo Alquímico.
    Sou portuguesa e estudante de ciências ocultas, atualmente pertenço a um grupo da Sociedade Brasileira de Eubiose, que tem sede no Porto, Portugal.
    Os símbolos sempre me fascinaram e espero aprender muito consigo, percebo-lhe uma grande maturidade para a sua jovem idade.
    Já sei onde se vende o livro de Alquimia e Misticismo, tenciono comprá-lo.
    Vamos falando!
    Sofia

    • Sofia!

      Já nos conhecemos através do Curso de Simbolismo e eu só tenho a agradecer por suas palavras. Não tem sido fácil conciliar a vida corrida (você bem sabe) com os estudos. Mas eu não poderia deixá-los de lado e esse blog é a maior riqueza que trago aliada a esses estudos.

  2. Se tudo isso é um mistério de Deus como nós seres humanos pecaminosos tivemos acesso a essa informação celestial desculpa a sinceridade mas paira uma grande dúvida sobre a veracidade desses fatos