Símbolos ocultos e seus significados

Conheça o significado dos símbolos ocultos mais populares. Pentagrama, cruz celtica, hexagrama, Baphomet, Yin Yang, cruz invertida e outros.

Símbolos ocultos e seus significados

No mundo de hoje, as práticas ocultas são usadas por um número muito pequeno de pessoas. Entretanto, com símbolos ocultos não acontece a mesma coisa. 

Embora na maioria das vezes não sejam reconhecidos, algumas pessoas usam símbolos ocultos com bastante frequência em suas vidas diárias.

Com seus significados, dependendo da cultura, os símbolos ocultos são usados ​​em muitos países diferentes em todo o mundo. 

Se você quiser saber mais sobre eles, aqui estão os mais comuns e seus significados. Confira!

Pentagrama

Símbolos ocultos

Provavelmente, um dos símbolos ocultos mais reconhecidos é o pentagrama, assim como o pentagrama invertido. 

Essa é uma forma desenhada em uma única linha contínua que não tem começo nem fim.

Os cinco pontos fazem dele “um símbolo sagrado”, pois 5 é um número místico. O pentagrama é comumento usado ​​na bruxaria, enquanto o pentagrama invertido é conhecido como um símbolo satânico.

Quer saber mais sobre esse símbolo oculto? Leia este artigo: Qual a simbologia por trás do pentagrama?

Hexagrama

Um dos símbolos ocultos mais antigos e mais universais é o hexagrama, também conhecido como Estrela de Davi. 

Este é um símbolo importante no judaísmo, que representa a união de homens e mulheres, além de fogo e da água.

O hexagrama é provavelmente um dos símbolos mais antigos, se não o mais antigo, usado para representar a criação da humanidade.

O olho que Tudo Vê

Símbolos ocultos

O Olho Que Tudo Vê, ou o Olho da Providência, remonta ao Egito antigo. É visto como sendo o olho de Deus, e acredita-se que vigia a criação da humanidade.

O símbolo do Olho Que Tudo Vê é freqüentemente usado em adivinhação e às vezes em mágica. Embora seja comumente reconhecido como um símbolo maçônico, também está associado aos Illuminati.

Yin-Yang

O Yin-Yang é um símbolo poderoso que representa as duas principais forças do mundo, que se complementam e que não podem existir sem sua contraparte. 

Essas forças são consideradas claras e escuras, masculinas e femininas, terra e céu, água e fogo e sol e lua.

O símbolo também representa o equilíbrio perfeito com o qual nascemos, depois perdemos e passaremos nossas vidas para recuperar.

Baphomet

Simbologia Baphomet

Baphomet, também conhecido como o Bode de Mendes, é um símbolo composto pelo tronco e pela cabeça de um homem (com chifres) e pelas pernas de um bode.

Este símbolo foi visto pela primeira vez como uma gárgula em um edifício e é frequentemente usado por cultos satânicos, com a cabeça colocada no centro de um pentagrama invertido. Quando usado por satanistas, esse símbolo é chamado de Judas Goat.

Clique abaixo para ler nosso post detalhado sobre o Baphomet, suas origens e significado.

Simbologia do Baphomet

Cruz Celtica

Símbolos ocultos
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Muitas vezes confundido com um símbolo cristão, o símbolo da cruz celta na verdade remonta ao período pré-cristão (até 5000 aC) e também é chamado de cruz solar.

Nas tradições celtas, a cruz celta representa o deus do sol dos celtas. Dito isto, após a conversão de muitas pessoas celtas ao cristianismo, ele se tornou um símbolo usado pela igreja cristã celta. 

St. Columbia, dona do mosteiro da Ilha de Iona, trouxe o símbolo para a Irlanda.

Cruz de Nero

Mais conhecida como Sinal de Paz, a Cruz de Nero é um símbolo que representa o desejo de Nero de destruir o cristianismo, a fim de trazer a paz ao mundo.

Enquanto ele governava, os cristãos foram martirizados aos milhares. Após a era da Guerra Fria, o símbolo foi adotado pelo movimento hippie e se transformou em um símbolo de paz que agora pode ser encontrado em produtos e obras de arte em todo o mundo.

Sinal de bruxa

Outro símbolo oculto comum que pode ser exibido como um gesto com a mão é o Signo da Bruxa, também conhecido como Signo da Lua.

Esse gesto é feito dobrando o primeiro, o segundo e o terceiro dedos contra a palma da mão, de modo que apenas o polegar e o mindinho apontem para fora. O signo da bruxa é usado na tradição wiccaniana para saudar a lua quando ela nasce.

Cruz invertida

Símbolos ocultos

Você sabia que a cruz invertida era, na verdade, um símbolo cristão e não satânico? Era um símbolo de humildade, já que São Pedro exigia ser exigia ser crucificado de cabeça para baixo, pois ele não era digno de ser crucificado da mesma maneira com Jesus Cristo. 

Hoje, é mais amplamente reconhecido como um símbolo usado no satanismo para zombar do cristianismo, e é frequentemente visto junto com o bode de Mendes.

Marca da Besta

A Marca da Besta, ou Selo de Babalon, é uma criação de Aleister Crowley, um mágico ritual e autor que ganhou popularidade quando Ozzy Osbourne lançou sua música: “Sr. Crowley ”.

O símbolo apresenta a genitália masculina, juntamente com o sigilo alquímico do sol, dentro de um círculo e acima de um semicírculo que representa a lua crescente.

Cruz Satânica

A cruz satânica, também conhecida como cruz do Leviatã, tem algumas formas diferentes. 

Uma dessas formas é muito parecida com uma cruz cristã tradicional, exceto uma pergunta pendurada na parte inferior, representando o questionamento da existência de Deus e do Céu.

Este símbolo também está associado à alquimia e é conhecido como um símbolo de enxofre.

E então, o que achou dos símbolos ocultos mais comuns e seus significados? Se o assunto interessou você,  e deseja conhecer mais, o pessoal do Canal Caminhos da Humanidade tem um Curso de Simbolismo que eu recomendo bastante. Para saber mais, é só clicar aqui

Sobre o autor | Website

Estudiosa de Hermetismo, Alquimia, Tarô e Cabala. Interesse especial em Iconografia Alquímica. Idealizadora da Página Hermetismo e Alquimia, do Grupo de Estudos Herméticos conteudista do Projeto Mulheres da Magia.

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!