Ocultismo Simbolismo Símbolos

Qual a simbologia por trás do Pentagrama?

Significado Pentagrama
Escrito por Lidiane Franqui

Em sua forma mais simples, o pentagrama representa o homem ou a mulher.

O pentagrama vertical como como na figura abaixo é o símbolo usado para o bem pelos seguidores do caminho da mão direita, divina feminina e alma. A pessoa íntegra que está no controle de suas paixões, cuja razão divina através de seu intelecto, alma e espírito, se elevou acima de sua natureza animal e inferior, que agora domina esse ser que é considerado como um Cristo ou Buda.

Pentagrama

 

O pentagrama vertical (não invertido), como o que aparece na foto acima é um símbolo do homem espiritual que tem domínio sobre o mundo animal, com os cinco membros e órgãos sensoriais que são representado pelo simbolismo do pentagrama de 5 pontas.

Este homem espiritual seria semelhante ao Jesus Cristo alegórico ou Buda, que são símbolos de pessoas altamente espirituais que têm domínio completo sobre o mundo animal e seus corpos animais ou paixões. 

Eles são as estrelas caídas dos céus que então se tornam estrelas da manhã ardentes que iluminam as águas escuras do abismo (humanidade, terra ou sociedade) através de seus ensinos sábios. Eles são exemplos vivos de verdade e como devemos todos viver em amor, humildade e serviço aos outros.

A luz dessas estrelas pode ser encontrada na passagem bíblica de Pedro 1:19 que disse: “Nós também temos a mensagem profética como algo completamente confiável, e você fará bem em prestar atenção a ela, como a uma luz brilhando em um lugar escuro, até o dia amanhecer e a estrela da manhã nascer em seus corações.

“Deixe-nos manter a figura da Estrela de Cinco Pontas sempre ereta, com o triângulo superior apontando para o céu, pois é a sede da sabedoria, e se a figura for invertida, a perversão e o mal serão o resultado.” – Hartmann, Franz (1895) [1886]. Magia, Branco e Preto (5ª ed.).

 

Origem da Palavra Pentagrama

 

A palavra pentagrama vem da palavra grega πεντάγραμμον (pentagrammon), uma forma substantiva de πεντάγραμμος (pentagrammos) ou πεντέγραμμος (pentegrammos), uma palavra que significa aproximadamente “cinco linhas” ou “cinco linhas”, de πέντε (pente), “cinco ”+ Γραμμή (grammē),“ linha ”. 

O pentagrama contém dez pontos (os cinco pontos da estrela e os cinco vértices do pentágono interno) e quinze segmentos de linha.

O número cinco representa a união do primeiro número feminino (divino feminino ou alma) e o primeiro número masculino (masculino divino ou corpo animal). O número mágico que constitui o casamento dos céus e da terra ou do céu e do inferno.

 

Pitágoras e o Pentagrama

 

Mestre matemático grego, Pitágoras foi o primeiro adepto que relatou que o número cinco era considerado o número de domínio pelo conhecimento do espírito sobre a matéria e o macrocosmo

A fraternidade pitagórica chamada pentagramaHγιεία Hugieia (“saúde”; também a deusa grega da saúde, Hygieia ) e viu que a matemática e os números mágicos do pentagrama representavam a beleza em todas as coisas porque é um símbolo da perfeição matemática e metafísica. 

Os pitagóricos adotaram o pentagrama de cinco pontas como seu símbolo primário. Um anel de sinete portando o pentagrama, como a imagem à direita, foi usado por todos os membros. 

O símbolo do pentagrama foi posteriormente adotado por muitas escolas gnósticas e também por sociedades secretas que o utilizaram como sua crista. A partir deste ponto da história, sempre foi um tipo de magia astrológica e de boa sorte.

Nos tempos antigos da Roma e nas igrejas cristãs medievais, o Pentagrama foi pintado ou esculpido em suas portas para afastar os maus espíritos. Isso também foi feito pelos babilônios e muitas outras culturas antigas ao longo da história. 

Também é associado com os druidas com os 3 pentalpha, a fada-cruz ou “pé-de-druida”. Na bíblia, o pentagrama é a estrela alegórica dos Magos, a Estrela de Belém e, nas escolas gnósticas, é conhecida como Estrela Flamejante.

 

Vertical

 

Quando o pentagrama é representado como um pentagrama vertical, como as imagens acima com dois pontos (pés) no chão, dois pontos (braços) estendidos para o lado, e o ponto (cabeça) na posição ascendente para os céus do AS ACIMA; esse pentagrama vertical representa o do homem espiritual ou de Cristo que tem controle sobre seu eu animal inferior.

Em seguida, encontramos o padrão do número 5 que corresponde aos 5 elementos na natureza no SO ABAIXO. É o signo do macrocosmo ou o que os cabalistas do livro Sohar chamam de Microprosopoi, e consiste em uma linha contínua que corre de um ponto a outro e pode ser chamada de “nó sem fim”.

proporção phi do pentagrama dourado

A razão áurea é simbolizada pelas proporções de segmentos de linha em um pentagrama, que é uma estrela de cinco pontas desenhada em uma linha, ou um pentagrama que é a mesma estrela dentro de um círculo, ambos iguais a PHI. 

O número do homem é baseado no PHI, para o corpo humano no número 5 e no pentagrama simboliza os cinco sentidos do homem, os cinco elementos da natureza, as cinco extremidades do corpo humano.

Por meio do pentagrama dentro de sua própria alma, o homem não somente pode dominar e governar todas as criaturas inferiores a si mesmo, mas pode exigir consideração nas mãos daqueles superiores a si mesmo.

Dos nossos 5 membros do tronco consistindo dos braços, pernas e cabeça. Cada um dos 5 membros contém 5 apêndices dos dedos das mãos e pés que funcionam em conjunto com os 5 órgãos sensoriais da sua cabeça com os dois olhos, orelhas e uma boca, que por sua vez ativam os 5 sentidos da visão, audição, tato e paladar e olftato.

Nós, seres humanos, operamos de forma mais eficaz quando usamos a Regra de Ouro para administrar como sentimos e aprendemos usando a matemática de 5 ^ 0,5 * 0,5 + 0,5 = Phi ou 1,6180339. 

Quando nós humanos vivemos pela Regra de Ouro, é quando o filósofo ou adepto transforma seu DNA em ouro de DNA, ou quando eles se tornam oficialmente “iluminados” ou o que alguns podem chamar de semelhante a Cristo ou a Buda. 

Os verdadeiros Adeptos Gnósticos são aqueles que são mestres do COMO ACIMA nos reinos espirituais dos céus, e o SO ABAIXO dos animais da terra, fazendo verdadeiros mestres de SI MESMO e DO UNIVERSO.

A estrela do microcosmo, ou o pentagrama mágico, aquela estrela em que a figura humana foi esboçada por Agripa, com a cabeça no ponto ascendente e os quatro membros nos outros quatro pontos – Eliphas Levi

Aqui está uma imagem do homem inscrito em um pentagrama, de Heinrich Cornelius Agrippa ‘s De occulta philosophia tres libri . Os cinco signos nos vértices do pentagrama são astrológicos .

Pentagrama Agripa

O pentagrama acima é usado em magia branca para dar ao mago poderes nobres, e quando a figura do pentagrama é invertida ou virada de cabeça para baixo, é um símbolo da magia negra ou rituais satânicos que são usados ​​principalmente para poderes pervertidos. 

 

Invertido

 

Pentagrama invertido

Por exemplo, a imagem mostrada acima é o pentagrama invertido onde os dois pontos (chifres ou pés) da estrela estão no ar, com a cabeça ou ponto para baixo ou no chão (posição descendente), o que significa que o animal é primordial o espiritual.

A estrela que você escolhe simbolicamente para representar como você vive nesta vida, seja ele o pentagrama reto de Cristo como o pentagrama ou o pentagrama satânico invertido é a sua escolha.

Mas, por favor, escolha sabiamente e lembre-se também que este é um símbolo oculto muito sério que não deve ser tocado pelos Gnósticos, Adeptos ou magos que não compreendem completamente as forças com as quais estão lidando.

 

Agora, tudo isso é diabólico no mais alto grau, e não é essa intuição dos símbolos de uma ciência perdida algo verdadeiramente maravilhoso, pois é a magia transcendente que, baseando o universo nos dois pilares de Hermes e Salomão, dividiu a metafísica. mundo em duas zonas intelectuais, uma branca e luminosa, compreendendo idéias positivas, a outra negra e opaca, incluindo aquelas que são negativas, e que deu à noção sintética da primeira o nome de Deus, e à síntese da segunda o nome do diabo, ou satanás. – Éliphas Lévi

 

Veja também:

Sobre a autora

Lidiane Franqui

O que eu poderia dizer se não que sou uma estudiosa dos assuntos ocultos? Apaixonada pelo místico, pelo oculto e pelo que há além da materialidade, eu sigo estudando, buscando e tirando os véus que estavam cobrindo meus olhos. Quanto mais estudo, mas percebo que há muito o que aprender. Parafraseando o ilustre Sócrates, quanto mais estudo, mas percebo que nada sei. Espero que com minhas anotações neste blog, eu possa auxiliar quem quer que chegue por aqui.

Deixe um comentário