Por que estudar simbolismo alquímico?

Por que estudar simbolismo alquímico? Entenda porque o estudo dos símbolos na alquimia é essencial para a compreensão do estudo da alquimia.

Por que estudar simbolismo alquímico?

Quem se interessa por hermetismo e em especial por alquimia, encontra uma série de símbolos e imagens em meio às suas leituras. O simbolismo alquímico e hermético é, de fato, uma marca registrada n o caminho do adepto.

Quando inicei meus estudos, não demorou para que me apaixonasse por esses emblemas e figuras. Foi quando iniciei uma caminhada solitária, mas muito engrandecedora.

Apesar da dificuldade de encontrar referências confiáveis, que me permitissem aprofundar no assunto, fui dando um passo de cada vez.

Hoje, posso dizer que o simbolimo alquímico é uma “matéria” que o aluno de hermetismo e de alquimia precisa fazer. E vou mostrar o motivo neste artigo.

Alquimia e Simbolismo

Os símbolos estão presentes em toda a obra alquímica. Se você quer estudar alquimia, é preciso ter o mínimo de conhecimento de símbolos ― em especial dos utilizados na alquimia ― para compreender os processos.

Sabemos que a Arte Régia é muito antiga. Embora não se sabe, de fato, onde, quando e como ela surgiu.

Apesar de algumas pessoas afirmarem com certeza sua origem a determinada civilização ou época, o que se tem são informações dicutíveis e imprecisas.

Acredito que isso não tem importância. O que realmente importa é que a Arte sobreviveu de alguma forma e chegou aos nossos tempos, permitindo-nos o seu estudo e benefícios.

simbolismo alquímico

Devido à característica obscura que tinha no passado, os alquimistas mantinham seus “trabalhos” em segredo, seja porque implicava conhecimentos profundos, seja porque eram perseguidos devido suas práticas.

De acordo com Adam McLean:

A alquimia usou símbolos figurativa e alegoricamente, não apenas para representar uma idéia, mas para estendê-la e revelar suas implicações mais amplas. Por exemplo, há um uso considerável do simbolismo animal, o leão verde, o sapo preto, a águia de duas cabeças, a serpente agarrando sua cauda – várias figuras humanas, o velho rei moribundo, a rainha branca, o cavaleiro – também como formas estilizadas de aparelhos nos quais essas figuras interagem.

Por que tantos símbolos e emblemas complicados?

Fornalhas, destiladores, vasos, frascos de vidro, metais e elementos químicos, dentre outras coisas, são materiais usados pelos alquimistas.

Entretanto, junto com eles, percebemos que livros carregados de símbolos também eram (e são) utilizados pelos alquimistas, funcionando ora como “manuais” e “receitas” dos processos, ora como explicações do processo de transmutação não só metal, mas também espiritual.

A alquimia é vista como uma arte envolvida em mistérios, algo que eu acredito ser devido ao simbolismo alquímico.

Em todo estudo da alquimia, vamos encontrar símbolos dos quatro elementos, símbolos de animais, de elementos da natureza, de processos, símbolos astronômicos, e muitos outros.

Os alquimistas expressavam-se com símbolos porque não queria que a arte se tornasse algo público. Sem contar que esse formato era uma forma de esconder o real conteúdo da Arte da Igreja Católica, especialmente na época da Inquisição.

simbolismo alquímico

Que símbolos encontramos nos emblemas alquímicos?

Ao estudar simbolismo alquímico, você vai notar símbolos que podem ser:

  • animais: dragões, leões, cobras, salamandras, sapos etc;
  • aves: fênix, corvo negro, pelicano, cisne etc;
  • objetos: chaves, cornucópia, espada, globos etc;
  • figuras humanas: rei, rainha, anjos, crianças, hermafrodita etc.

Todos esses símbolos têm um significado especial dentro de um contexto.

Como entender um emblema alquímico?

Embora possam parecer muito complexos e até surreais às vezes, os emblemas alquímicos tentam nos contar uma história através do uso dos símbolos e da maneira pela qual eles estão ligados na geometria do emblema. 

Não se pode realmente interpretar ingenuamente emblemas alquímicos, pois apenas leremos nossos próprios preconceitos e projetaremos nossas próprias crenças nos símbolos. 

É preciso estudar o contexto, tendo a experiência de contemplar profundamente muitas centenas de imagens.

Diante do exposto, é fácil perceber a importância do simbolismo alquímico no estudo da alquimia.

Não há como ter sucesso no estudo da Grande Arte sem compreender a simbologia utilizada. Sendo assim, se quiser se aprofundar nos estudos, precisa aprender a interpretar emblemas alquímicos e conhecer os símbolos utilizados neles.

Gostou deste texto? Quer aprender a interpretar emblemas alquímicos? Temos um curso que vai ajudar você! Clique na imagem abaixo e conheça!

Sobre o autor | Website

Estudiosa de Hermetismo, Alquimia, Tarô e Cabala. Interesse especial em Iconografia Alquímica. Idealizadora da Página Hermetismo e Alquimia, do Grupo de Estudos Herméticos conteudista do Projeto Mulheres da Magia.

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!