Ouroboros: o que este símbolo significa?

Ouroboros: o que este símbolo significa?

Um símbolo muito comum no meio oculto é o Ouroboros, a famosa serpente ― ou dragão ― que devora a própria cauda. Etimologicamente, o termo “Ouroboros” vem de Uros Copta, que quer dizer o “rei” e a “cobra”. No entanto, o simbolista Louis Lassay dá outra etimologia. Segundo ele, o termo vem do grego “ouraοὐρά (cauda), e “borasβόρος (devorar ou engolir).

Origem

Etimologias à parte, o símbolo representa o eterno retorno da natureza cíclica do tempo. É uma fiel analogia à fênix, que renasce constantemente de suas cinzas. 

Trata-se de um símbolo muito antigo, presente em diversas civilizações antigas, como Mesopotâmia, Egito  ― representação da ressurreição da divindade egípcia Rá ― etc. Inclusive, algumas vezes ele esteve associado à frase “Hen to pan”, que significa “O Todo” ou o “UM”.

Egito Milenar

De acordo com um registro antigo, o Ouroboros encontra-se em um texto funerário do Antigo Egito, no túmulo de Tutankhamun. Para os egípcios, ele representa a união de Rá ― Deus do Sol ― e Osíris ― Deus da vida ―, ou seja, da morte e da ressurreição, significando os ciclos da vida. 

China Antiga

Na china está relacionado ao famoso símbolo chinês “Yin” e “Yang”, que representa a união das polaridades e a transcendência da dualidade. 

Budismo

O encontro com nosso SER marca o estado de ausência, do início e fim, significado que tem sua representação no Ouroboros.

Gnosticismo

Para os gnósticos, o símbolos remete à elevação da alma e à eternidade e imortalidade do espírito.

Maçonaria

Para os maçons, o Ouroboros representa a eternidade, renovação, amor e sabedoria e é encontrado decorando as fachadas dos seus templos, tal como o esquadro e o compasso.

Olhando esse símbolo, muita gente se surpreende, ou até se assusta e, se não houver estudo, os leigos passam a associá-lo a algo ruim. Apesar da serpente ser associada a aspectos maléficos nos textos canônicos, ela é símbolo de sabedoria na maior parte das culturas pré-cristãs. E, como o Ouroboros é um símbolo pré-cristão, entende-se que ele remete à sabedoria. 

ouroboros

Vamos a algumas interpretações:

Na atualidade, o conceito de tempo é linear, tendo um começo, representado pela criação; e um fim, representado pelo Juízo Final. No entanto, os mais antigos não viam o tempo dessa forma. Para eles, o tempo era cíclico. 

Vejamos o exemplo dos humanos, que vieram ao mundo na face da terra e, na sua morte, são devolvidos para ela, que os regenera no seu ventre para que renasçam através da reencarnação. Além disso, o ato de engolir ― devorar a si mesma ― pode significar a interrupção do ciclo humano em uma busca evolutiva do espírito em outros planos. 

É visto também como um símbolo místico que está associado ao conceito de eternidade, à constante evolução e movimento da vida, além de outras representações, como fecundação, renovação, criação, ressurreição e destruição. Dá para notar a riqueza de significados que esse símbolo traz. 

Outra informação interessante é que sua forma circular representa um arquétipo associado a movimentos ininterruptos, fazendo alusão também ao próprio Universo. 

Na alquimia, o ato de morder a própria cauda está associado ao princípio da autofecundação. Além disso, o Ouroboros tem relação com o Hermafrodita ― figura que representa o renascimento do alquimista. Além disso, representa a Obra, que não tem começo nem fim. Por isso, este símbolo é tão adotado na alquimia. 

Para finalizar, o Ouroboros representa os ciclos reencarnatórios da alma humana; simboliza “o ciclo da evolução fechado sobre si mesmo. O símbolo contém as ideias de movimento, continuidade, autofecundação e, em consequência, o eterno retorno” (Vide Dictionnaire des Symboles)

 

Leia também:

Sobre o autor | Website

Estudiosa de Hermetismo, Alquimia, Tarô e Cabala. Interesse especial em Iconografia Alquímica. Idealizadora da Página Hermetismo e Alquimia, do Grupo de Estudos Herméticos conteudista do Projeto Mulheres da Magia.

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Andressa disse:

    Muito obrigada por compartilhar esse texto!
    Gratidão <3