Giordano Bruno, visionário e fundador da cosmologia inovadora

Giordano Bruno, visionário e fundador da cosmologia inovadora

Giordano Bruno (1548-1600) foi uma figura especial de transição entre o Renascimento e a Reforma e um dos maiores pensadores italianos. 

Ele começou como um dominicano no mosteiro, mas não podia aceitar as práticas não cristãs que aconteciam nos bastidores da vida monástica. 

Ao mesmo tempo, ele tinha uma aversão crescente a isso, além de uma visão dogmática eclesiástica e as limitações dos ensinamentos teológicos.

Após sua aposentadoria, ele levou uma vida nômade por toda a Europa, morando em Genebra, Paris, Wittenberg e Londres, entre outros. 

Bruno aceitou os ensinamentos de Copérnico com entusiasmo, mas os expandiu com percepções do misticismo, ocultismo e cabala.

Ele via o universo como infinito, dinâmico, único e eterno. Deus, a solução de todas as contradições, é, segundo ele, o princípio inspirador do mundo. 

Na visão de Giordano Bruno, o corpo vive na e pela alma, a alma no espírito e o espírito em Deus. 

Bruno foi muito inspirado nisso pela filosofia hermética e pelo pensamento de Cusanus. Segundo ele, o Espírito Santo poderia ser equiparado à alma do mundo.

O que há de especial nas idéias de Bruno é que ele literalmente empurrou para trás os limites que as idéias católicas até então traçavam em termos de conhecimento do cosmos. 

Embora Copérnico já tivesse sugerido o heliocentrismo, ele ainda assumia um universo finito e limitado. 

De acordo com a dogmática eclesiástica, as estrelas formariam a fronteira do Universo. 

Bruno rompeu radicalmente com essa ideia e deu um passo além ao propor a ideia, para a época, muito revolucionária do infinito do universo. 

Com base nessa ideia, ele argumentou que mais galáxias e sistemas solares existiriam. Além disso, que haveriam coisas vivas em outros planetas.

Ligado ao infinito do universo, Bruno também mostrou em um sentido filosófico que muitas fronteiras e contradições são relativas. 

Muito antes de Einstein propor sua teoria da relatividade, Bruno expôs em termos filosóficos a relatividade do espaço e do tempo. 

Mas também no cotidiano, no plano individual, Bruno viu que as pessoas viviam em um mundo feito de pares de aparentes opostos.

Não apenas a posição do homem no universo, mas tudo na vida era de fato relativo. Um elefante é grande em comparação com um mosquito, mas pequeno em comparação com uma montanha. 

Era apenas como você olhava, então as contradições eram aparentes. Pesado era leve ao mesmo tempo, bom era ao mesmo tempo mau, dependendo da posição. (Olha o Princípio de Polaridade aí)

Além disso, os opostos não eram separados um do outro, mas estavam conectados entre si como gêmeos siameses.

Só se poderia falar de morte se soubesse o que era a vida, de vazio se soubéssemos o que é cheio. Assim, tudo no universo está conectado em uma série infinita de contradições. 

Bruno baseou-se na compreensão clássica que viveu especialmente entre os primeiros gregos como Herakleitos. 

Seu senso de Deus estava em relação direta com o cosmos e macrocosmos, pelo que ele enfaticamente abandonou a imagem do homem:

“ Nós o buscamos no esplendor do sol, na beleza das coisas que brotam do ventre de nossa Mãe Terra, no verdadeiro esplendor de seu ser, na visão de inúmeras estrelas que aparecem na vasta franja de um único céu. luzes. Viver, sentir, pensar e cantar o Todo-Bem, o Todo-um e o Supremo. ‘

Todo o cosmos é animado por Deus. Bruno, assim, seguiu a trilha de Hermes Trismegistus e abriu o caminho para Spinoza, entre outros .

As atividades pioneiras de Bruno foram acompanhadas com crescente desconfiança pelas igrejas. 

Capturado pela Inquisição, ele foi torturado por oito anos e sua vida acabou na fogueira. A influência do pensamento de Bruno sobre os filósofos posteriores foi grande. No século XVIII, grande atenção foi dada ao seu trabalho na Itália e agora é tópico novamente.

E então, gostou de saber mais sobre este Giordano Bruno e sua contribuição para o mundo?

Se você quer obter mais conhecimento sobre a Filosofia Hermética e iniciar seus estudos, conheça nossa Escola de Estudos Herméticos e tenha acesso a muito conteúdo de qualidade sobre Hermetismo, Alquimia, Filosofia, Mitologia e muito mais. Conheça nossa escola!

Por uma assinatura simplória de apenas R$ 25,00 mensais você tem acesso a conteúdos de qualidade, com adição de novos módulos de estudo toda semana!

Sobre o autor | Website

Estudante de hermetismo e esoterismo, compartilho com você material, referências e reflexões dos meus estudos nessas áreas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!