FILOSOFIA PERENE – Você sabe o que é?

Você sabe o que é Filosofia Perene? Descubra neste artigo o que ela é e sua importância.

FILOSOFIA PERENE – Você sabe o que é?
0
(0)

Hoje vamos conversar sobre FILOSOFIA PERENE, uma filosofia fundamental que tem demonstrado um grande poder de permanência na mente humana. Mas por que vamos falar sobre essa filosofia?

Porque ela é uma das razões para a resistência da Alquimia através dos tempos. Não é à toa que os alquimistas a chamaram de “Verdadeira Filosofia do Mundo Inteiro”. Eles acreditavam que ela foi revelada pela primeira vez à humanidade no Antigo Egito por seres que foram chamados de “visitantes”, seres divinos que teriam instruído Thot e Ísis, que revelaram os segredos da Natureza à humanidade.

Mas por que Filosofia Perene? É porque ao longo da história ela sempre resurgiu de alguma forma, apesar de muitas tentativas (inclusive bem sucedidas) das autoridades ortodoxas de suprimi-las. A ideia básica da Filosofia Perene é que existem certas verdades universais comuns a todas as culturas e sistemas de conhecimento.

De acordo com o matemático alemão Gottfried Leibniz, que usou o termo pela primeira vez, ela é: “A filosofia eterna que sustenta todas as religiões“. Já o filósofo Aldous Huxley, disse: “significar as verdades universais mais básicas e eternas sentidas por todos os seres humanos”.

Ao contrário das religiões dogmáticas, que muitas vezes incentivam disputas sectárias, a Filosofia Perene afirma que há tantos caminhos para Deus quanto há pessoas no mundo.São três os seus princípios fundamentais:

  • O mundo material não é a única realidade, existindo outro nível oculto de realidade que determina nossa existência. O mundo físico é uma sombra ou projeção de uma realidade maior que não pode ser compreendida pelos sentidos. Só as faculdades mais altas da mente humana e do espírito podem percebê-la.
  • A dualidade básica do material versus realidades não materiais é espelhada pelos seres humanos. Nosso corpo material está sujeito às leis físicas de nascimento e morte; nosso corpo não material (alma ou espírito) não está sujeito à decadência ou perda e carrega a essência de quem somos. Esta energia divina no coração de tudo é conhecida como Quintessência, o Quinto Elemento, na Alquimia, ou a força vital na maioria das outras tradições.
  • Todos os seres humanos possuem a capacidade de perceber esses níveis separados da realidade, tanto em si mesmos quanto na natureza, mas somos ensinados a ignorar as pistas sutis para essa realidade maior. A percepção e a aplicação dessa verdade final é o objetivo dos seres humanos e o propósito da nossa existência.

Vocês já ouviram falar na Filosofia Perene? Interessante, não é mesmo? Eu penso que ela é esse sentimento que nos impulsiona ao Despertar, uma semente que, no momento certo de cada um, germina e nos impulsiona a buscar a evolução, cada um no seu caminho.

Algumas obras que incluem Filosofia Perene em Português são:

  • René Guénon: Os Símbolos da Ciência Sagrada (São Paulo, 1989);
  • Titus Burckhardt: Alquimia (Lisboa, 1991) e Arte Sagrada no Oriente e no Ocidente (São Paulo, 2005);
  • Frithjof Schuon: Forma e Substância nas Religiões (São José dos Campos, 2010); O Esoterismo como princípio e como caminho (S. Paulo, 1995); A Unidade Transcendente das Religiões (Lisboa, 1989);
  • Aldous Huxley: A Filosofia Perene: uma interpretação dos grandes místicos do Oriente e do Ocidente ( Ed. Globo, 2010);
  • Mateus Soares de Azevedo: Ocultismo e Religião: em Freud, Jung e Mircea Eliade (São Paulo, 2011). Em co-autoria com Harry Oldmeadow

Bibliografia consultada:

HAUCK, Dennis Willian. The Complete Idiot’s Guide to Alchemy. New York: Alpha Books, 2008.

Filosofia Perene: WikipédiaHuxley, Aldous. A Filosofia Perene. 194

O que você achou do texto?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Lidiane Franqui. Sou escritora e autodidata. Na minha jornada de autoconhecimento, tenho me deparado com áreas de estudo como Hermetismo, Alquimia, Kabbalah, assim como áreas mais modernas como a Mecânica Quântica e a teoria monista do Universo. Seja bem-vindo e espero que aprecie o conteúdo compartilhado neste blog!

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!