Entenda a relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo

Entenda a relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo e porque a ciência de Hermes é considerada prisca theologia.

Entenda a relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo

Este pretende ser um texto breve, resultado de anotações de estudos herméticos onde percebi uma relação muito estreita entre a Filosofia Perene e o Hermetismo.

Quem está iniciando ou um pouco mais avançado sabe que o Hermetismo ou Tradição Hermética é a corrente de pensamento que tem como modelo os ensinamentos atraibuídos a Hermes.

Dentre os ensinamentos temos o Corpus Hermeticum, que foi visto na antiguidade como a principal fonte de “uma teologia não-cristã: como uma das fontes da Filosofia Perene, da qual toda a sabedoria não judaico-cristã provinha“.

Mas afinal, o que é Filosofia Perene e sua relação com o Hermetismo?

Minha intenção ao disponibilizar artigo neste blog é oferecer a vocês material que possa ajudá-los nos seus estudos, especialmente sobre a Filosofia Hermética e a Arte da Alquimia.

Eu fiz um artigo sobre Filosofia Perene e você pode conferir aqui maiores detalhes. Mas, em resumo, tratam-se das verdades universais, aquelas que são comuns a todas as culturas e sistemas de conhecimento.

Com base nisso, percebemos a relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo, pois ao estudá-lo reconhecemos esse princípio-base.

Além disso, Hermes Trismegistus era tido por muitos como o iniciador da teologia ou Filosofia Perene (prisca theologia), além claro, de ter sido considerado o transmissor da mais antiga revelação da verdade.

Algumas ideias da Filosofia Perene que identificamos no Corpus Hermeticum são:

  • A ideia de que o mundo material não é a única realidade;
  • De que o mundo físico é um reflexo, ou o microscomo de uma realidade superior, o macrocosmo;
  • A presença de uma energia divina (denominada pela Alquimia como Quintessência) que permeia tudo.

Conclusão

Esse é um texto breve, uma anotação na verdade dos meus estudos do Livro Corpus Hermeticum.

É interessante essa relação entre a Filosofia Perene e o Hermetismo, pois coloca a ciência hermética em sua posição de iniciadora, muitas vezes, de base na constituição de muitas ideias teológicas, na mais diversas culturas.

Espero que tenham entendido e que isso ajude nos seus estudos. Não poderia de reforçar a importância do estudo do Corpus Hermeticum, a base dos estudos hermeticum. É essencial a um estudante sua leitura.

E então, o que achou do texto?

Se você quer obter mais conhecimento sobre a Filosofia Hermética e iniciar seus estudos, conheça nossa Escola de Estudos Herméticos e tenha acesso a muito conteúdo de qualidade sobre Hermetismo, Alquimia, Filosofia, Mitologia e muito mais. Conheça nossa escola!

Por uma assinatura simplória de apenas R$ 25,00 mensais você tem acesso a conteúdos de qualidade, com adição de novos módulos de estudo toda semana!

Outros artigos que podem interessar:

*prisca theologia: doutrina que afirma que existe uma única e verdadeira teologia, que atravessa todas as religiões e que antigamente era dada por Deus ao homem.

Fonte consultada: O Corpus Hermeticum – Editora Polar

Sobre o autor | Website

Estudante de hermetismo e esoterismo, compartilho com você material, referências e reflexões dos meus estudos nessas áreas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!