Tarô

Arcano Mago no Tarô: Qual Simbologia?

Arcano Mago no Tarô: Qual Simbologia?

O Mago no Tarô representa o Homem — Vontade, Poder, Espada. O Sephirote Cabalístico correspondente é o “Kether” e a letra hebraica é “Aleph”.

O Axioma transcendente desta carta é: “Sê nas tuas obras, o que és nos teus pensamentos”, e o Elemento de Predição: “Promete o d

omínio dos obstáculos materiais, novas relações sociais, iniciativas favoráveis, o surgimento de amigos fieis que ajudam o desenvolvimento de projetos e amigos ciumentos que obstaculizam”.

O primeiro arcano maior do Tarô é o Mago, um arcano incrível, que representa o Homem, o Poder Equilibrador, o que se começa, o que se inicia, o semeador. Dá aptidão para resolver os problemas. Confere poder, tanto para despertar como para dominar as paixões no mundo físico.

Arcano Mago

O Prestidigitador (Mágico)
Tarô de Marselha (1750)

Mostra propensão para a organização dos elementos naturais e para o domínio das forças em movimento. Dá aptidão para adquirir, dispor, modelar, aplicar.

O arcano nº. 1 é a Unidade, o Princípio da Luz, o Pai, o Mundo como manifestação. O homem como unidade vivente, completa em si mesma, o fundamento da razão de todos os atos, a síntese de tudo, a iniciação nos mistérios e o poder para desfrutá-los e servir-se deles, o poder volitivo.

O arcano nº. 1 dá o triunfo, mas com luta, devido ao Carma.

Vamos ver neste post o que a 1ª carta do Tarô simboliza.

Descrição da Lâmina (Tarô Egípcio)

Vamos agora para a descrição da Lâmina. Os olhos na parte superior da carta faz alusão aos “Olhos do Pai”. Internamente representa o Infinito, o Santo Oito — inclusive, em outros Tarôs, o Santo Oito aparece acima da cabeça do Mago. Representa também o Caduceu de Mercúrio, os 8 Kabires que regem o Planeta.

O Arcano Mago no Tarô está de perfil, do lado direito, indicando com isso que na Manifestação o que importa é o lado direito. Na sua fronte sobressai-lhe a Serpente que, por estar levantada, simboliza o Mestre Autorrealizado.

Na mão esquerda está o Báculo do Poder assinalando o Infinito e representando a medula espinal; a mão direita está apontando para a Terra, indicando que a domina através da ciência e que se deve subir a partir de baixo, uma vez que não se pode subir sem que previamente se tenha descido.

É necessário descer à Nona Esfera, a qual tem duas representações: a primeira é o sexo, a Pedra Cúbica; a segunda são os nove círculos, os Infernos Atômicos onde o iniciado tem de descer. Simboliza descer para subir.

Na sua roupagem aparece um triângulo com o vértice para cima. Ele representa as 3 Forças Primárias reunidas em Kether, o Um. De um lado está uma mesa que representa os 4 elementos (terra, água, fogo e ar), ou seja, o plano físico.

Tarô Cabalístico O Mago

Tarô Egípcio

Sobre a mesa encontram-se vários elementos em desordem: a Espada do poder, o Lingam (órgão sexual masculino); o Cálice, representando o cérebro físico e também o Yoni (órgão sexual feminino); e uma Lua que deve ser transformada em Sol.

Sob a mesa encontram-se a Íbis Imortal, a Ave Fênix, o Cisne Kala-Hansa, o Espírito Santo que simboliza o Amor. Está debaixo da mesa para indicar que é po

r meio de Fogo Sagrado do Terceiro Logos que se deve dar ordem aos elementos desordenados que estão sobre a mesa.

Na parte inferior, nas Águas da Vida, encontramos a Pedra Cúbica, a Pedra Filosofal já lavrada, indicando-nos o trabalho que deve realizar-se; essa é a Pedra Cúbica de Yesod, o sexo, a pedra de tropeço e rocha de escândalo.

Interpretação do Arcano Mago no Tarô

Começaremos por analisar os diferentes aspectos de nossa vida revisando cuidadosamente o que pensamos, o que sentimos, para percebermos que o que fazemos tem uma íntima relação com os elementos infra-humanos que produzem esses pensamentos e esses falsos sentimentos.

Não é possível realizar uma transformação no que fazemos se antes não realizamos uma transformação no que pensamos e no que sentimos. Para mudar nossos pensamentos é necessário mudar nossos sentimentos. Os sentimentos egóicos não são mais que pensamentos refinados pelo Ego.

Conhecemos muitas escolas que nos convidam ou nos ensinam, a mudar nossa forma de pensar, porém não nos têm ensinado a mudar a forma de sentir.

Lembremo-nos que nós, os humanos, atuamos pelo que sentimos, poucas vezes pelo que pensamos, ou seja, uma pessoa pode pensar muito bem de outra do sexo oposto, porém não chega a nenhuma ação se não a sente; uma pessoa pode pensar em matar outra, porém não consuma a ação até que não sinta que deve matá-la.

Arcano Mago

Tarô de Oswald Wirth

Nós podemos pensar muito bem dos ensinamentos gnósticos, termos argumentos muito bonitos em relação à Gnosis, porém não passar daí; no entanto pode haver pessoas que não pensam nada da Gnosis, simplesmente a sentem e, portanto, a vivem.

É necessário mudar a forma de sentir para mudar a forma de pensar e poder organizar a forma de agir. Para mudar a forma de sentir, é necessário dedicarmos nossa vida, nosso tempo, em fazer de nosso coração um altar onde oficia nosso Salomão interior, nosso Arquiteto interior.

Assim como a mente forma em nosso cérebro seu escritório para dali dirigir nossa vida tendo como secretários todos os agregados psicológicos que dali nos governam.

Assim também é necessário que em nosso coração exista um altar onde aquele que oficie seja nosso Espírito e seus secretários, que são a Vontade e a Consciência, nos fazendo magos de nós mesmos e empunhando o Cetro de Poder de nosso Ser que nos dá: Sabedoria, Talento e Genialidade.

Isto nos permite amar a Deus sobre todas as coisas porque não esqueça, querido irmão, que todas as coisas não são mais que mente condensada e nós, cristãos, temos que reduzir todas as coisas à UNIDADE para que a UNIDADE governe todas as coisas: DEUS!(1)

Significado Esotérico

O estudo esotérico do Tarô está dividido em duas partes: a Esotérica e a Matemática. A primeira consta de 22 arcanos, depois avançaremos através das Matemáticas.

O arcano Mago no tarô é o que inicia; o que começa; o Uno é a Unidade, o Espírito Divino de cada pessoa. A Mônada ou chispa imortal de todo o ser humano, de toda a criatura. O Uno é a Mãe de todas as unidades. O Uno desdobra-se em “Dois”, o qual é o arcano seguinte, a Sacerdotisa.Arcano 1 do Tarô

Com o arcano nº. 1 entramos no Santo Regnum da Magia; sobre a cabeça vê-se o Santo Oito representado por dois olhos; é o símbolo do Infinito, representando os 8 Kabires, símbolo da Vida e da Morte.

No centro da Terra, na Nona Esfera encontra-se este sagrado símbolo do Infinito. Sobre este símbolo giram todos os organismos, como o do corpo humano. Dentro daquele que quer autorrealizar-se há sempre uma eterna luta entre “cérebro contra sexo”, “sexo contra cérebro”, “coração contra coração”.

Porém se o sexo domina o cérebro produz-se a queda e o Pentagrama (que representa o Mestre) fica com as duas pontas para cima e o vértice para baixo (Pentagrama Invertido).

O Santo Oito é um símbolo muito importante e interessante; ele encerra, define e enlaça as correntes magnéticas que se estabelecem entre o homem terreno e o espiritual. Tal símbolo une ou separa todos os elementos regidos pela energia atômica se é traçado com os dedos médio, índice e polegar sobre a superfície do plexo cardíaco.

 

Bibliografia consultada:

O Caminho Iniciático nos Arcanos do Tarô e da Cabala – Samuel Aun Weor

 

Veja também: 

Sobre o autor | Website

O que eu poderia dizer se não que sou uma estudiosa dos assuntos ocultos? Apaixonada pelo místico, pelo oculto e pelo que há além da materialidade, eu sigo estudando, buscando e tirando os véus que estavam cobrindo meus olhos. Quanto mais estudo, mas percebo que há muito o que aprender. Parafraseando o ilustre Sócrates, quanto mais estudo, mas percebo que nada sei. Espero que com minhas anotações neste blog, eu possa auxiliar quem quer que chegue por aqui.

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!