7 Técnicas para desbloquear o Chakra Raiz

Quer saber como desbloquear o chakra raiz? Conheça as 7 técnicas para curar o primeiro chakra e ter mais segurança e confiança na vida!

7 Técnicas para desbloquear o Chakra Raiz

A cura do chakra da raiz promove o fluxo de energia adequado por todo o corpo, dando ao sistema de chakras uma base sólida sobre a qual os outros centros de energia podem funcionar. 

Quando o chakra raiz está bloqueado ou de alguma forma desequilibrado, não é incomum exibir comportamentos incomuns, como paranóia, temperamento explosivo ou agressivo. Desbloquear o chakra raiz capacita você a enfrentar com confiança tudo o que a vida pode trazer.

Neste artigo, você aprenderá sobre:

  • Compreender chacra raiz;
  • Por que desbloquear o chakra raiz;
  • Sintomas comuns tratados pela cura do chakra da raiz;
  • Como desbloquear o chakra raiz;
  • Etapas principais para a cura em profundidade do chacra raiz;
  • Perguntas úteis para orientar o processo.

Vamos lá começar? Não deixe de votar no nosso texto no final. É muito importante saber se ele está ajudando você!

Compreendendo o Chacra Raiz

O chacra raiz é às vezes referido como chacra Muladhara – por sua energia feminina. Conhecido como a sede da energia bruta, e também como Kundalini, o chakra Muladhara é o primeiro dos sete chakras localizados na base da coluna vertebral.

Ele governa o funcionamento da parte inferior do corpo, incluindo a bexiga, os rins, a parte inferior da coluna e as costas. Psicologicamente, rege a confiança e os instintos de sobrevivência, como “lutar ou fugir”.

Vermelho é a cor de chakra amplamente aceita e associada ao chakra raiz. De acordo com os curandeiros energéticos, o chakra básico também pode estar associado às cores marrom, preto e cinza.

Por que desbloquear o Chakra Raiz?

Quando o Chakra Muladhara está funcionando perfeitamente, você se sente aterrado, seguro e à vontade com o mundo. Mas quando está desequilibrado ou bloqueado, vários sinais podem se manifestar, desde prisão de ventre até dores nas costas e fadiga.

Sinais físicos e psicológicos adicionais podem incluir:

  • Sentimentos de insegurança;
  • Agressividade;
  • Disfunção sexual;
  • Raiva;
  • Inquietação;
  • Distúrbios alimentares.

Sintomas comuns tratados ao desbloquear o Chakra Raiz

Sendo constantemente desafiado a ter suas necessidades primárias atendidas

Ter dinheiro suficiente para comprar comida ou pagar as contas deste mês, ter moradia estável… Se atender a essas necessidades básicas é uma luta constante para você, é provável que seu chacra básico se beneficie ao desbloqueá-lo. 

Desbloquear o chakra raiz se concentra em tirar você do ciclo prejudicial de comportamentos e crenças dominado pela carência e escassez.

Sentimentos crescentes de insegurança

Se o seu chakra básico estiver desequilibrado, você perceberá que é difícil se sentir seguro no mundo. Esse sentimento de insegurança pode se manifestar por meio de preocupações constantes com finanças, saúde ou para onde o mundo está indo. Você pode até se sentir paranóico com coisas pequenas e sem importância.

Não estamos falando de preocupações transitórias associadas a circunstâncias que merecem nossa atenção imediata, para que você possa resolver o problema em questão de maneira eficaz. 

As preocupações com o chakra raiz estão mais profundamente enraizadas em sua psiquê e tendem a persistir com o tempo, agindo como uma sensação persistente de insegurança.

Desbloquear o chakra raiz consiste em remediar esses medos, permitindo que mais energia de apoio entre em sua vida e forneça uma base sólida sobre a qual você pode descansar.

O medo é o seu principal fator de motivação

Se você perceber que sua vida é baseada no medo, desbloquear o chakra raiz pode ajudar. O objetivo é trazer uma perspectiva mais equilibrada, para que sua tomada de decisão seja mais completa e não baseada exclusivamente no instinto de sobrevivência ou em respostas de “lutar ou fugir”.

As preocupações do primeiro chakra com relação à sobrevivência muitas vezes podem sair do controle quando seu sistema de apoio e recursos não são fortes o suficiente. 

Ao trabalhar para reforçar seus alicerces e enraizar-se em percepções mais fortes de segurança, você pode obter uma maior consciência de suas necessidades e aspirações reais e do que precisa ser feito para atendê-las.

Técnicas para desbloquear o chakra raiz

1. Ancorando-se em seu ambiente

As preocupações do chakra raiz estão relacionadas a sentir-se seguro no mundo. Desenvolver um relacionamento harmonioso com seu ambiente é fundamental para promover a segurança. Como você se sente ao seu redor, de sua casa à vizinhança e região, é importante para o equilíbrio do primeiro chakra.

2. Conectando-se intimamente com a terra

Para desbloquear o chakra raiz, é importante conectar-se diretamente à terra. Saia e caminhe por caminhos não pavimentados, cave com suas mãos a terra, plante sementes.

Esses são todos exemplos de conexões pessoais com o elemento terra que apoiarão a abertura do chacra raiz para um fluxo de energia mais fundamentado e sustentável.

Se você não tem acesso a jardins, vá até um parque e preste atenção a cada passo que você der, sentindo o contato de seus pés com o solo. Faça disso uma prática diária. 

A presença de plantas ao seu redor também pode ser útil para trazer a terra para mais perto de você. Outra maneira de se conectar com essa energia elemental é imaginar-se aterrando profundamente na terra, visualizando um cabo de aterramento feito de uma luz vermelha cor de vinho, unindo seu chakra raiz ao centro da terra.

3. A atividade física promove a saúde do chakra raiz

O chakra raiz governa a qualidade de nossa presença física e a sensação de vitalidade em nosso corpo. A atividade física, seja grande ou pequena, ajuda a desbloquear o chakra da raiz e promeve sua cura e melhor expressão. 

Qualquer movimento envolvendo seus pés e pernas será particularmente útil. Quando você sente sua força vital, você se conecta com a força da energia do chakra raiz e está ancorado em sua vida.

4. Superando os sentimentos de insegurança aprendendo a autossuficiência

Para contrariar a tendência de se preocupar com a segurança e o bem-estar, um elemento característico do desequilíbrio do primeiro chakra, a cura consiste em reforçar sua crença de que você está bem neste mundo e pode obter o que precisa quando precisar. 

Trabalhar a autossuficiência, a confiança e as percepções sobre a desenvoltura em sua vida são essenciais para desbloquear o chakra raiz, acredite!

5. Descobrir suas verdadeiras necessidades e aspirações

Para desbloquear o chakra raiz, você precisa saber quais são suas verdadeiras necessidades e aspirações. Isso geralmente ajuda a orientar seu curso de ação e decisões com relação ao lugar em que deseja morar, o trabalho que deseja fazer e as pessoas de quem deseja se cercar. 

Sem essa consciência, você tem mais chances de ser influenciado pelas opiniões ou circunstâncias dos outros e perder a oportunidade de atender às suas necessidades mais profundas.

A introspecção e a clareza são, portanto, as chaves para desbloquear o chakra raiz. Esta não é uma tarefa fácil, mas com algum tempo dedicado à reflexão pessoal e conselhos amigáveis, você encontrará a direção certa. Preste atenção às crenças limitantes sobre você mesmo e confie nas possibilidades de uma vida melhor.

6. Indo de uma psicologia de escassez para abundância pessoal

Lembre-se de que uma psicologia de carência e escassez tende a se autoperpetuar e reforça crenças limitantes sobre suas chances de sucesso. Desbloquear o chakra raiz visa restaurar a confiança em sua capacidade de se sustentar e atender facilmente às suas necessidades básicas.

Um passo importante para curar as preocupações com o chakra da raiz é recentralizar a noção de abundância material na abundância interior e não material. 

Por exemplo, em vez de avaliar seu nível de riqueza apenas com base em sua conta bancária, considere todos os outros tipos de riqueza que você tem em sua vida, desde amizades até o prazer dos prazeres diários. No processo, você gostaria de ter que reconsiderar as crenças pessoais sobre dinheiro e segurança física.

7. Incorporando a energia de manifestação

Ao desbloquear o chakra raiz, é importante lembrar que o mundo externo costuma ser um reflexo do que está acontecendo dentro de você. É bem aquilo de “que o que está fora é como o que está dentro”. 

Sua noção sobre o que significa ser abundante no mundo material é afetada e afeta sua noção de equilíbrio interior e desenvoltura. Em outras palavras, seu estado de ser se traduz em sua capacidade de se manifestar no mundo material.

Como desbloquear o Chakra Raiz

Várias etapas podem ser tomadas para curar um desequilíbrio ou bloqueio no chacra raiz. Dependendo da gravidade do bloqueio, você pode optar por usar a meditação de cura dos chakras, posturas de ioga ou até mesmo uma variedade de formas de cura energética, desde reiki até acupuntura e terapia de som – como o uso de diapasões de chakra.

Aromaterapia para o primeiro chakra

A aromaterapia é outra ferramenta útil para o equilíbrio do chakra raiz. Sendo assim, considere o uso de óleos essenciais com aroma de terra e flores para aterrar e equilibrar, incluindo;

Ao explorar os passos diários que você pode seguir para restaurar o equilíbrio do seu sistema de chakras, considere adicionar alimentos curativos à sua dieta.

Alimentos para desbloquear o Chakra Básico

Assim como cada chakra tem sua própria frequência vibracional, cor e função, também existem alimentos que ajudam a reforçar a função individual deles.

Ao se concentrar no chakra da raiz, considere adicionar alimentos de cor vermelha natural, raízes vegetais e proteína animal, como:

  • Soja;
  • Tofu;
  • Ovos;
  • Feijões;
  • Acelga arco-íris;
  • Beterraba;
  • Entre outros.
alimentos para desbloquear o chakra raiz

Pedras para desbloquear o primeiro chakra

O uso de cristais de chakra e pedras de cura para a limpeza dos chakras também é comum.

As frequências vibratórias das pedras de cura podem ajudar a restaurar o equilíbrio quando há uma deficiência ou excesso de energia que leva a um chakra básico bloqueado ou hiperativo. Como os chakras, cada pedra tem sua própria frequência.

Embora seja uma prática comum escolher pedras da mesma cor do chakra correspondente, nem sempre é necessário – tons da mesma cor também funcionam. A chave é que a pedra tenha a mesma frequência vibracional que seu chakra associado.

Ao escolher pedras vermelhas para desbloquear o chakra raiz, algumas opções são jaspe vermelho, pedra de sangue, cornalina vermelha e granada. Outras opções de pedras incluem:

  • Hematita;
  • Rodocrosita;
  • Jato;
  • Quartzo fumê.

E então, o que achou das nossas técnicas para desbloquear o chakra raiz? Se você quer saber mais sobre os sete chakras, leia também “O guia definitivo sobre os 7 chakras” e aprenda mais sobre o assunto.

Sobre o autor | Website

Meu nome é Lidiane Franqui. Sou escritora e autodidata. Na minha jornada de autoconhecimento, tenho me deparado com áreas de estudo como Hermetismo, Alquimia, Kabbalah, assim como áreas mais modernas como a Mecânica Quântica e a teoria monista do Universo. Seja bem-vindo e espero que aprecie o conteúdo compartilhado neste blog!

Entre para nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!