Acompanhe nossas atualizações!

Acompanhe nossas atualizações!

Inscreva-se na nossa lista VIP e seja informado sobre novos artigos!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

3 livros sobre Mecânica Quântica para jovens

3 livros sobre Mecânica Quântica para jovens

A literatura sobre Mecânica Quântica e expansão da consciência é vasta, felizmente. No entanto, pensando em apresentar o assunto para jovens e a pedido de uma leitora, resolvi pesquisar quais opções temos para esse público. E encontrei três pérolas.

A ideia dos livros que vou indicar aqui é excelente, pois traz o conhecimento de forma lúdica, não deixando a desejar em nada. Apesar de serem considerados de melhor assimilação por quem já tem o básico sobre física quântica, recomendamos para jovens pela abordagem lúdica e pela linguagem clara e simples.

A seguir, os 3 livros sobre Mecânica Quântica para jovens que encontrei — e que pretendo ler quanto antes!

1. Alice no País do Quantum, de Robert Gilmore

Em uma mistura genial de fantasia e ciência, Alice — aquela do País das Maravilhas — está prestes a embarcar em outra jornada. Ela conhecerá o País do Quantum, que é uma espécie de parque de diversões intelectual menor que um átomo.

Nessa nova aventura, ela irá deparar com desafios, jogos e atrações que esclarecem os diferentes aspectos da física quântica. Através dessa alegoria, o leitor conhece de forma acessível e divertida os domínios fundamentais da física quântica.

Inteligentemente concebido e escrito, e com muitas ilustrações, Alice no País do Quantum coloca conceitos físicos ao alcance do leitor comum. Não é necessário conhecimento de matemática para acompanhar as travessuras da heroína, só gosto pela aventura intelectual e uma forte curiosidade pelo mundo que nos rodeia.

2. O Mágico dos Quarks, de Robert Gilmore

Neste livro, Robert Gilmore utiliza os eternos personagens de O Mágico de Oz — Dorothy, o Espantalho, o Homem de Lata, o Leão e terríveis feiticeiras — para explicar de maneira clara o mundo das sub-partículas atômicas.

Quer esteja descrevendo a constante de Planck, a superposição, o tunelamento ou os quarks e os léptons, Gilmore é um mestre na arte de tornar compreensíveis e divertidos os conceitos que sustentam os fundamentos da física moderna.

O mágico dos quarks é um livro tanto para o jovem cientista quanto para o leitor que anseia por compreender melhor o estranho mundo das partículas subatômicas. Dando continuidade a Alice no País do Quantum, Gilmore evoca o familiar mundo de Oz, guiando Dorothy e seus amigos por um mundo mágico no qual os mistérios das forças e partículas da mecânica quântica são revelados.

3. Pinóquio no País dos Paradoxos, de Alessio Palmero Aprosio

O boneco de madeira mais popular de todos os tempos se deparará com grandes enigmas e problemas lógicos da história universal..

Revivendo os passos de Pinóquio em seu percurso de transformação de boneco em menino, o matemático e escritor Alessio Aprosio recria a conhecida história e lança mão de novos cenários, desafios e situações paradoxais, conduzindo o leitor através das reflexões lógico-matemáticas mais famosas da história.

De paradoxos antigos e famosos, como o da mítica corrida entre Aquiles e a tartaruga ou mesmo aquele do navio de Teseu, a quebra-cabeças mais modernos, que desafiam o raciocínio e parecem insuperáveis.

Em cada capítulo, nos depararemos com um paradoxo, seguido por box explicativo — sob o ponto de vista seguro do Grilo Falante, com a descrição do raciocínio lógico apresentado, sua origem, história e… a solução. Para leitores de todas as idades!

Agora que você conheceu as três dicas que trouxemos para as pessoas mais jovens (e também adultos) sobre Mecânica Quântica, compartilhe este post com seus amigos! Desse jeito, eles também vão ter a oportunidade de conhecer essas pérolas!

Você também pode ser interessar por: 7 livros para expansão da consciência que todo iniciante em Mecânica Quântica deve ler

–> Acompanhe minhas postagens também no Youtube!

Clique aqui e inscreva-se no meu canal!

Tags: |

Sobre o Autor

Lidiane Franqui
Lidiane Franqui

Eu tenho uma missão e quero cumpri-la com amor e paciência. Cada texto ou reflexão minha é parte dessa missão e eu vos convido a fazer parte dela.

1 Comentário


Deixe uma resposta